Quando vou ser vacinado contra a gripe em Guarulhos?

O inverno chegou e com ele a maior dúvida é: quando vou ser vacinado contra a gripe? Para quem mora em Guarulhos, é importante estar atento ao calendário.

O inverno contribui para o aumento das doenças respiratórias, pela incidência da proliferação dos vírus, em especial o da influenza, que causa a gripe. 

O ponto positivo é: já existe a vacina contra a gripe! No entanto, uma pergunta que muitos se fazem nesse período, é: quando vou ser vacinado contra a gripe? 

Essa e outras dúvidas sobre a vacinação contra a gripe são muito comuns, e vamos respondê-las neste artigo! 

Mas, não se esqueça: a vacina é essencial para garantir a sua segurança e a sua saúde, entretanto, não se deve esquecer da prevenção básica: lavar as mãos, evitar tocar o rosto, cobrir o rosto ao tossir e espirrar. 

Quando vou ser vacinado contra a gripe? 

De acordo com o calendário de vacinação liberado pelo Governo Federal, alguns grupos poderão ser vacinados gratuitamente, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Esses grupos, que apresentam maior risco de adoecimento e complicações, são considerados prioritários

  • Pessoas a partir de 60 anos;
  • Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
  • Gestantes e puérperas (até 45 dias pós parto);
  • Trabalhadores da saúde;
  • Professores;
  • Povos indígenas;
  • Portadores de doenças crônicas não transmissíveis;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários;
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas;
  • População privada de liberdade. 

Mas quando vou ser vacinado em Guarulhos

A cidade de Guarulhos segue o mesmo calendário de vacinação do governo do estado de São Paulo. A vacina administrada em Guarulhos protege contra os vírus H1N1, a cepa B e o H3N2 do subtipo Darwin. 

É válido lembrar que a vacinação contra a influenza ajuda a prevenir o surgimento de complicações da doença, além de minimizar a sua carga viral. Ela ainda é capaz de reduzir os sintomas nos grupos prioritários e diminuir consideravelmente a sobrecarga nos serviços de saúde da cidade. 

Se eu me vacinei ano passado, preciso me vacinar esse ano? 

Sim, a revacinação é essencial, afinal, a proteção é ainda maior se a vacinação é anual. Além disso, a cada ano, a vacina é diferente. 

Isso porque, a variação dos subtipos de influenza se modifica com o passar das estações. Por isso, o efeito da vacina, mesmo que durasse mais tempo, não iria proteger contra a mutação dos vírus. 

Se eu não me enquadro no calendário de Guarulhos, quando vou me vacinar? 

Você pode – e deve – se vacinar contra a gripe através do serviço privado de saúde, em clínicas de vacinação, como a Dr. Vacina, por exemplo. 

A vacinação é recomendada pela Sociedade Brasileira de Imunizações para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade. Então, se não se enquadrar nos grupos prioritários, não deixe de procurar pelo imunizante no sistema privado. 

Dr. Vacina em Guarulhos aplica as doses da vacina quadrivalente contra a gripe, que protege contra a H1N1, H3N2 e também mais 2 variações do subtipo B. Portanto, agende sua visita ou entre em contato para escolher pelo atendimento a domicílio em Guarulhos, mas não deixe de se vacinar contra a gripe, evitando o aparecimento de complicações!

Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.

Fonte: 

Vacinação contra a gripe para idosos acima de 60 anos começa nesta segunda-feira. Prefeitura de Guarulhos. Acesso em 09 de maio de 2022.

Leia Também:

Verão em São Caetano: Dicas e Cuidados

Vacinas para janeiro: quais os imunizantes mais importantes para quem mora em Osasco?