5 coisas sobre as vacinas particulares que você precisa saber

Você sabia que existem algumas diferenças entre as vacinas particulares e as vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)? Hoje, vamos explicar sobre o esquema de vacina particular!

Manter a carteirinha de vacinação em dia é um dever de todo cidadão.Como já falamos antes, não há problema esquecer ou atrasar – imprevistos acontecem – mas é necessário que você tome todas as suas vacinas que estão faltando. Porém, nem sempre é possível retomar estas vacinas através do SUS.

É por isso que existem diversas clínicas particulares especializadas em vacinação – são as chamadas “vacinas particulares”. Existem algumas diferenças entre elas, e nós vamos te falar um pouco mais sobre, no texto de hoje.

Vacinas particulares: o que você precisa saber

Existem 5 coisas sobre a vacina particular que você precisa saber.

1- As diferenças entre as vacinas particulares e as vacinas do SUS

As vacinas particulares e as vacinas fornecidas pelo SUS são diferentes. Principalmente porque seguem diretrizes de saúde diferentes.

A vacinação particular segue as recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), e considera a saúde individual, de cada pessoa.

A vacinação pelo SUS segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI), que se apropria de uma abordagem coletiva para a vacinação, pensando em uma estratégia para a saúde da população em geral, seguindo o seu calendário específico.

2- A Vacinação Particular é mais flexível

Para as vacinas particulares, é possível ir além do período de vacinação descrito na carteirinha. Isso porque, as vacinas particulares podem ser aplicadas mesmo fora da época determinada pelo calendário vacinal, e não possuem uma faixa etária limite.

Algumas doenças podem surgir independente da faixa etária. Por isso, o calendário da SBIm é mais amplo, cobrindo e permitindo um maior número de vacinas, seguindo as indicações e contraindicações de cada uma.

3- Existem algumas vacinas particulares que não existem no SUS

Algumas vacinas não são oferecidas pela rede pública de saúde – por conta do orçamento, preço e indicações do calendário de vacinação – que são oferecidas em redes particulares. Alguns exemplos são:

• Vacina Meningocócica B;
  • Vacina Pentavalente (com o componente acelular da coqueluche);
  • Vacina Hexavalente (com o componente acelular da coqueluche);
  • Vacina Febre Tifóide;
  • Vacina Dengue.

4- A vacina particular é segura

Assim como a vacinação oferecida pelo SUS, todas as vacinas particulares oferecidas são avaliadas pelos órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É impossível aprovar alguma vacina no Brasil que não passe pela Anvisa.

A diferença entre a disponibilidade de estar disponível como vacina particular é por conta do que ressaltamos no tópico acima: disponibilidade, frequência e o preço. Inclusive, o preço ofertado para cada uma das vacinas pode ser difícil, por conta do orçamento público, de ser oferecido amplamente pelo SUS.

5- As vacinas particulares são mais práticas

Ao invés de ter que enfrentar filas e aglomerações – como vivenciamos nos últimos tempos – nos postinhos de saúde, a vacina particular oferecida por diversas clínicas especializadas te garante a comodidade de marcar um horário e colocar em dia todo o seu esquema vacinal.

É só realizar a compra da sua vacina, e você pode escolher quando, onde e que horas quer realizar as aplicações. Até mesmo sem sair de casa, com o atendimento domiciliar.

Inclusive, existe até a possibilidade de contratar a vacinação para a sua empresa e garantir a segurança de todos os seus funcionários, em caso de surtos de doenças específicas.

Por isso, não deixe a sua saúde e saúde de todos que estão ao seu redor em risco. Procure-nos aqui no Dr. Vacina, confira as opções de vacinas que aplicamos e marque o seu horário. Nosso objetivo é garantir a sua saúde!

Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.

FONTE:

Qual a diferença entre a vacina do posto e particular? Entenda! Vacinas. Acesso em 20 de março de 2022.

Calendário de Vacinação. Sociedade Brasileira de Imunizações. Acesso em: 20 de março de 2022.