A campanha da vacina da gripe 2022 está próxima e muitas pessoas querem saber o que terá de diferente no imunizante deste ano. Saiba mais sobre:
A nova cepa da gripe, a H3N2, assustou muitas pessoas, sobretudo aquelas que não haviam se vacinado no período de campanha. A chamada Darwin teve seus primeiros casos apresentados no final do ano passado, um período atípico, tendo em mente que, anualmente, a maior incidência de casos é no inverno.
Entretanto, por se tratar de uma nova cepa, muitas pessoas se perguntaram: “será que a vacina realmente garantiu minha proteção?”. E a resposta é sim! Testes realizados pelo Instituto Butantan mostraram que a vacina trivalente, aplicada pela rede pública e composta pelo vírus da influenza H1N1, H3N2 e B, conferiu proteção cruzada contra a nova cepa. Ou seja, quando o imunizante foca em neutralizar um vírus, mas consegue neutralizar outro.
Portanto, um ponto extremamente importante e que reforça o quanto a vacina é essencial. Mas, para este ano, um novo imunizante está sendo produzido, garantindo que a vacina da gripe 2022 proporcione proteção total contra as doenças já existentes.
Por que a vacinação contra a gripe é tão importante?
Com a chegada dessa nova cepa, um sinal de alarme foi ativado. Isso porque, ainda estamos passando por uma pandemiaque, apesar da vacina já disponível, ainda gera grande preocupação.
Por isso, com o aumento de casos da gripe, é fundamental que a população esteja engajada com a campanha. Ainda mais considerando que, de acordo com o Ministério da Saúde, a taxa de imunização caiu extremamente no ano passado, saindo de 90% em 2020 para apenas 78% em 2021.
Além disso, crianças a partir de 6 meses podem receber o imunizante e, considerando que ainda não existe vacina contra Covid-19 para crianças até 5 anos, a vacina da gripe 2022 se faz ainda mais necessária.
Mas, para quem ainda tem dúvidas sobre a importância desse imunizante, listamos alguns pontos que merecem sua atenção:
- A gripe não é apenas um resfriado, podendo ocasionar em consequências graves;
- Pacientes com doenças crônicas precisam ainda mais de atenção quando falamos em gripe;
- A flexibilização das medidas restritivas e inverno trarão maior risco de contaminação;
- A vacina da gripe 2022 trará proteção para a H3N2 – Darwin.
Vacina da gripe 2022 contará com Darwin na composição
Produzida pelo Butantan, a nova vacina da gripe 2022 será composta pelo vírus H1N1, H3N2 e a cepa B. De acordo com Ricardo Oliveira, diretor de produção do Instituto Butantan, o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) do H1N1 e da cepa B já estavam 100% produzidos no início do ano. Assim, a dedicação dos esforços seriam diretos para o IFA do H3N2. O processo começou na segunda quinzena de janeiro.
Vale destacar que o Butantan produz, anualmente, 80 milhões de doses da vacina contra a gripe. A campanha de imunização é nacional e anual. Justamente por isso, o imunizante passa por alterações anuais, considerando os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no hemisfério Sul. Estes, são monitorados e indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O início da distribuição do imunizante está prevista para este mês de março e a campanha deve se iniciar assim que a nova estação (outono) chegar, no início de abril.
Enfim, a busca pela vacina contra a gripe é algo essencial e dever de todos. Nas unidades Dr. Vacina você encontra a opção da vacina da gripe quadrivalente e garante a proteção para toda a família. Procure a unidade mais próxima de você e vacine-se!
Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.
FONTE
Vacina atual da gripe pode conferir proteção cruzada contra Darwin, cepa responsável pelo surto de influenza. Instituto Butantan. Consultado em 08 de março de 2022.