Encontre a clínica Dr. Vacina mais próximo de você! Ver Clínicas
Você está de olho nas vacinas para janeiro? Se tem uma coisa que o Rio de Janeiro tem e todos amamos, essa coisa é muita praia! Por isso, estar imunizado e garantir as doses necessárias para a proteção de toda a sua família é algo mais do que essencial.
Aliás, poucos param para pensar, mas entre os meses de dezembro a março, os índices de proliferação de vírus e bactérias aumentam consideravelmente. Assim, aqueles que não estão vacinados acabam ficando mais sujeitos a doenças indesejadas (e que podem acabar com o seu período de férias e carnaval).
Pensando nisso, montamos este artigo com as vacinas para janeiro que todo carioca precisa tomar. Você confere todos os detalhes nas próximas linhas.
1 – A vacina contra hepatite A é uma das mais importantes
Transmitida por um vírus que pode estar presente na água ou nas fezes de pessoas contaminadas, os casos de hepatite A se intensificam no período de férias. A maioria dos casos registrados no Brasil ocorre em áreas com pouca infraestrutura sanitária e condições socioeconômicas baixas.
Normalmente, os sintomas da hepatite A passam despercebidos, mas quando aparecem se apresentam em forma de dor abdominal, febre, vômito, tontura e cansaço. E como prevenir? Através da vacinação!
As doses para proteção devem ser aplicadas na infância, sendo a primeira recomendada antes de um ano de idade e a segunda 6 meses após a primeira.
2 – Imunizante contra rotavírus não pode ser esquecida entre as vacinas para janeiro
O rotavírus é um dos maiores causadores das doenças diarreicas agudas (DDA), além de ser uma das mais importantes causas de diarreia grave em crianças menores de 5 anos, segundo o Ministério da Saúde.
Os sinais iniciais clássicos da rotavirose, principalmente dos 6 meses aos 2 anos, são:
- vômito;
- diarreia (com aspecto aquoso, gorduroso e explosivo)
- febre alta.
Adultos também podem contrair a doença? Sim, mas, de maneira geral, esses sintomas aparecem de forma leve.
A doença é transmitida via fecal-oral, pelo contato pessoa a pessoa infectada, ingestão de água ou alimentos contaminados, objetos contaminados e através da propagação de aerossóis.
A vacinação é indicada para crianças menores de 6 meses, geralmente entre o segundo e o quarto mês de vida da criança.
3 – Por fim, mas não menos importante entre as vacinas para janeiro: febre amarela
A febre amarela se propaga a partir da picada de um mosquito infectado, sendo classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença hemorrágica viral aguda. Na maioria dos casos, os seus sintomas, são:
- Febre;
- Cefaleia;
- Perda de apetite;
- Náusea;
- Dores musculares;
- Fadiga.
A doença também possui duas diferenciações: a urbana e a silvestre. A principal diferença entre elas se refere à origem da infecção.
A vacina é recomendada a partir dos 9 meses de idade. Entretanto, adolescentes e adultos que vivem em área de risco, bem como pessoas que irão fazer viagens nacionais ou internacionais para locais onde a doença está presente também devem se vacinar.
Enfim, fique de olho e conte com a Unidade Dr. Vacina Rio para garantir a sua imunização para todo o ano. Quer mais dicas de como se proteger no verão? Confira nossos demais artigos!
Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 na Dr. Vacina.
FONTE
Vacinas: importantes por toda a vida. Sesc. Consultado em 23 de janeiro de 2023.