Vacinas dos dois meses: proteção e reações

Muito se fala sobre as vacinas dos dois meses, mas poucas pessoas realmente sabem qual a proteção que cada dose oferece a criança. Que tal tirar suas dúvidas?

As vacinas são essenciais por toda a vida, mas, especialmente do nascimento até os 4 anos de idade, é essencial atenção redobrada para as doses indicadas. As vacinas dos dois meses são algumas das mais importantes para o bebê, mas você sabe quais são elas?

Nas próximas linhas, pontuamos quais são as vacinas a serem aplicadas nos bebês nesta faixa etária e como elas agem no organismo dos pequenos. Confira! 

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?

Aos dois meses, os bebês devem tomar, ao todo 6 vacinas, entre injeções e gotinhas. Inclusive, uma delas é a segunda dose da vacina contra Hepatite B. Em seguida, as primeiras doses destas vacinas devem ser aplicadas:

Tríplice bacteriana (DTPw ou DTPa)

Nesta idade é a indicada a primeira dose da vacina que protege contra difteria, tétano, coqueluche e meningite por Hib. O esquema se estende com outas doses para os 4 e 6 meses de vida.

Como existem duas opções, é possível escolher, sobretudo se estamos falando de uma aplicação particular. Entretanto, a DTPa é preferível em relação a uma quantidade menor de efeitos adversos. Inclusive, alguns efeitos possíveis, são: irritabilidade, dor, vermelhidão e inchaço no local, sonolência e fadiga.

A dose de reforço dos 4 a 5 anos pode ser feito com qualquer uma das opções. Além disso, o reforço dos 9 a 10 anos dever ser feito com a opção tríplice acelular do tipo adulto.

Haemophilus influenzae b

Esta vacina protege contra doenças causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, sobretudo a meningite. A recomendação é que três doses sejam feitas: a primeira aos 2, a segunda aos 4 e a terceira aos 6 meses. Inclusive, uma quarta dose é recomendada pelas Sociedades Brasileiras de Pediatria entre 12 e 18 meses.

Os efeitos colaterais mais comuns dessa vacina são irritabilidade e dor local.

Poliomielite (vírus inativados)

Esta é a vacina na qual protege as crianças contra a paralisia infantil e também é recomendada em três doses: 2, 4 e 6 meses. A recomendação é que todas as doses aplicadas sejam com a opção VIP. Os efeitos colaterais mais comuns desta é vermelhidão, dor no local e, por se tratar de um vírus vivo, febre.

Importante ressaltar que para essas 6 doenças acima (DTPa+ HiB + HepB + VIP) temos uma vacina que contempla todas elas na clínica privada, é a Hexavalente, poupando o bebê de uma picada e menor chance de eventos adversos intensos.

Rotavírus

A vacina contra o rotavírus conta com duas opções: rotavírus monovalente, recomendada em duas doses (2 e 4 meses) e pentavalente, recomendada em três doses (2, 4 e 6 meses). Mas, independente de qual for aplicada, a primeira dose deve ser feita entre 6 semanas e 3 meses e 15 dias, assim como última deve ser em, no máximo, 7 meses e 29 dias. O intervalo mínimo entre uma dose e outra é de 30 dias.

As reações mais comuns desta vacina, são: gases e alteração na cor e consistência das fezes.

Pneumocócicas conjugadas

Essas vacinas garantem proteção contra pneumonia, meningite e otite. A mesma é recomendada a partir dos dois meses de idade e pode ser encontrada em duas versões: VPC10 E VPC13. Apesar de apenas a primeira opção ser fornecida pelo SUS, a indicação é que se procure pela pneumocócica 13, capaz de ampliar a proteção para três sorotipos adicionais.

Sobre as reações adversas, as mais comuns, são: irritabilidade, sonolência, dor local e febre.

Enfim, ficar de olho da caderneta de vacinação dos pequenos e garantir que as doses sejam dadas nos meses corretos é essencial para uma proteção definitiva. Então, caso esteja procurando por um lugar de confiança e tranquilo para garantir a imunização de seu filho(a), é só procurar a unidade Dr. Vacina mais próxima de você!

Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.

FONTE

Calendário de vacinação do bebê. Tua Saúde. Consultado em 13 de janeiro de 2022.

Leia Também:

Quais as vacinas mais importantes para um bebê?

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?