Pneumonia e o coração: como um pode estar ligado ao outro?

Sabia que há ligação entre a pneumonia e o coração? Doenças respiratórias, como pneumonia, podem desencadear problemas cardíacos. Sobretudo, nos primeiros dias após uma pneumonia, o risco de infarto aumenta consideravelmente.

A pneumonia tende a aumentar a formação de coágulos no sangue ao mesmo tempo em que toxinas e inflamações danificam os vasos sanguíneos. Dessa forma, o resultado pode ser um aumento do risco de infarto ao seu coração.

A pneumonia atinge os bronquíolos, que são pequenos tubos que transportam o ar. A doença alcança também o interstício, o tecido interno que é responsável pelas trocas gasosas.

Normalmente, a pneumonia é causada a partir de outras infecções como a gripe ou a Covid-19. Infecções como essas atacam os alvéolos e impedem o contato do ar com o sangue, causando dor no peito, falta de ar, febre alta, cansaço e tosse.

Evite a pneumonia e o coração agradece

Sem dúvidas, você deve ficar atento às possibilidades de proteger o seu coração. Você sabia que a vacina de pneumonia pode ajudar nessa proteção? Dessa forma, manter-se longe de uma infecção respiratória é uma boa pedida, não acha?

O coração é o músculo mais importante do corpo e é o responsável por levar oxigênio às células. Por isso, mantenha hábitos saudáveis e esteja atento às atitudes que podem ajudar nessa prevenção:

• Mantenha a saúde em dia;
  • Saia do sedentarismo;
  • Alimente-se bem;
  • Vacine-se.

Mantendo seu coração saudável, consequentemente há um aumento da sua qualidade de vida. O bem-estar físico, mental, psicológico e emocional em harmonia garantem para você e sua família bons momentos.

Ou seja, quanto menos infecções ao pulmão, mais o seu coração estará protegido. Por consequência, menos ocorrência de internações, medicações e riscos de problemas maiores à sua saúde.

Hoje, a principal forma de se proteger da pneumonia é a vacina contra a bactéria pneumococo, uma vez que ao tomar a vacina você se protege de vários sorogrupos de pneumococos.

Vantagens da vacinação contra Pneumonia

A vacinação contra pneumonia traz vantagens não apenas à sua qualidade de vida, mas também previne até 90% de doenças graves causadas por pneumococos. Além disso:

• Evita uma das principais razões de morte por doença infecciosa;
  • Ajuda na proteção de pessoas com imunidade baixa ou em desenvolvimento;
  • Evita complicações no sangue e na meninge;
  • Diminui chance de doenças que se aproveitam dessas infecções.

Dessa forma, se torna importante a vacinação contra a Pneumonia. Afinal, um coração saudável é sinônimo para uma vida feliz.

Saiba que a vacina contra Pneumonia está disponível na Clínica Dr. Vacina de Guarulhos e que ela é capaz de combater os 13 tipos de bactérias pneumococo, portanto, é indicada para todas as faixas etárias (dos bebês a partir de 2 meses aos idosos acima de 60 anos). Se proteja e cuide do seu coração!

Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 na Dr. Vacina.