Banner interno

Pneumonia

As doenças pneumocócicas são causadas pelo Streptococcus pneumoniae ou pneumococo. Esta bactéria é uma das principais causas de doenças por pneumococo como: Meningite, pneumonia, otite e septicemia causadas pela bactéria pneumocócica. As doenças pneumocócicas podem acometer pessoas em qualquer idade.

Transmissão:
Ocorre através de gotículas de saliva ou muco como, por exemplo, quando as pessoas infectadas tossem ou espirram. Ambientes fechados ou com aglomeração de pessoas facilitam a disseminação da bactéria. Estas pessoas podem ser portadoras do pneumococo sem apresentar sinais ou sintomas da doença, mas podem infectar outras pessoas. Os portadores mais frequentes são as crianças.

Sintomas:
A doença pneumocócica pode levar a infecções graves nos pulmões (pneumonia), no sangue (bacteremia – disseminação da bactéria pelo sangue / sepse – infecção generalizada) e na membrana que reveste o cérebro (meningite). Bacteremia e meningite são infecções pneumocócicas invasivas, normalmente muito graves, que levam à hospitalização, ou, até mesmo, à morte.
Ela é mais comum no inverno e, frequentemente, se associa à gripe, agravando o quadro. A doença pneumocócica é provocada pela bactéria pneumococo (Streptococcus pneumoniae), causa mais comum de doenças graves em crianças menores de 5 anos.

Prevenção:
Vacina Pneumonia.
A vacina pneumocócica 13-valente protege contra 13 sorogrupos de pneumococos e é licenciada para crianças a partir de 2 meses, adolescentes e adultos.
O número de doses varia de acordo com a idade.

Unidades que realizam esta vacina:

Sorocaba - Unidade Ápice

Rua Eulália Silva, 214, 3º andar