Tudo sobre a vacina da Pneumonia - Onde encontrar, sintomas, características e prevenção

Vacina contra a Pneumonia, mulher saudável, encontre mais no Dr. Vacina

A pneumonia é uma infecção pulmonar que pode variar de leve a grave e afeta milhões de pessoas a cada ano. 

Neste blogpost, exploraremos detalhadamente a pneumonia, incluindo o que é a doença, como ocorre sua transmissão, grupo de risco, sintomas, medidas preventivas, vacinas disponíveis, contraindicações e efeitos colaterais da vacina.

Se você já tem certeza que quer tomar a vacina contra a Pneumonia, conheça as unidades Dr. Vacina e agende já a sua vacinação.

Para melhorar a sua leitura, basta clicar nos itens abaixo que o conteúdo se expandirá!

O que é a Pneumonia?

A pneumonia é uma infecção que afeta os pulmões, causada principalmente por bactérias, vírus, fungos ou outros microrganismosEsses agentes patogênicos invadem os tecidos pulmonares, levando a uma resposta inflamatória do sistema imunológico. Isso resulta na acumulação de líquidos e células brancas do sangue nos alvéolos (pequenas bolsas de ar nos pulmões), o que dificulta a respiração.

Como ocorre a transmissão da Pneumonia?

A pneumonia pode ser transmitida de várias maneiras, incluindo:

1. Gotículas Respiratórias

Quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, as gotículas que contêm o agente infeccioso podem ser inaladas por outras pessoas.

2. Contato Direto

Toque ou contato próximo com uma pessoa infectada pode levar à transmissão do microrganismo. O contato prolongado e próximo com uma pessoa infectada em um ambiente fechado aumenta o risco de inalação das partículas contendo o bacilo.

3. Contaminação Ambiental

Superfícies contaminadas por microrganismos podem ser uma fonte de transmissão.

Não vale a pena arriscar, né? Fala com a gente.

Grupos de Risco

Alguns grupos são mais suscetíveis a desenvolver pneumonia, incluindo:

  • Crianças pequenas e idosos: Seus sistemas imunológicos estão frequentemente enfraquecidos.
  • Pessoas com condições médicas crônicas: Como diabetes, doenças cardíacas ou pulmonares.
  • Fumantes e alcoólatras: Seus sistemas respiratórios são frequentemente comprometidos.

Sintomas da Doença

Os sintomas comuns de pneumonia incluem:

  • Tosse persistente: Pode produzir catarro, que pode ser com sangue em alguns casos.
  • Febre alta: Muitas vezes acompanhada de calafrios e sudorese.
  • Dificuldade para respirar: Pode ocorrer devido à inflamação dos pulmões.

Como Prevenir a contração da Pneumonia

O Dr. Vacina possui a vacina para a pneumonia, clique aqui para conferir a unidade mais próxima de você e previna hoje mesmo.

A prevenção da pneumonia envolve medidas para fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de exposição a esses agentes infecciosos. Aqui estão algumas medidas que podem ajudar na prevenção da pneumonia:

1. Vacinação

Certas vacinas podem prevenir infecções que podem levar à pneumonia. Conheça as principais vacinas:

  • Vacina contra a gripe (influenza): A gripe pode levar a complicações pulmonares, incluindo pneumonia. A vacina anual contra a gripe é recomendada, especialmente para grupos de alto risco, como idosos e pessoas com condições médicas crônicas.
  • Vacina pneumocócica: Existem diferentes tipos de vacinas pneumocócicas que ajudam a prevenir infecções bacterianas que podem causar pneumonia. Essas vacinas são especialmente importantes para idosos e pessoas com doenças crônicas.

2. Higiene das mãos

Lave as mãos regularmente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, especialmente após tossir, espirrar, usar o banheiro e antes de comer. O uso de desinfetante para as mãos à base de álcool também é eficaz.

3. Evitar o tabagismo

O tabagismo enfraquece os pulmões e aumenta o risco de infecções respiratórias, incluindo pneumonia. Se você fuma, considerar parar pode melhorar a saúde dos seus pulmões.

4. Cuidados respiratórios

Cubra o nariz e a boca com um lenço ou cotovelo ao tossir ou espirrar para evitar a propagação de germes. Isso também ajuda a reduzir a exposição de outras pessoas a infecções.

5. Evitar exposição a poluentes

A exposição prolongada a poluentes do ar, como fumaça de cigarro, poluição do ar e produtos químicos irritantes, pode prejudicar os pulmões e aumentar o risco de infecções respiratórias.

6. Alimentação saudável

Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, como vitaminas e minerais, pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e melhorar a saúde geral.

Lembrando que, apesar de todas essas medidas, não é possível eliminar completamente o risco de pneumonia. Caso você desenvolva sintomas de pneumonia, como febre alta, tosse persistente, falta de ar e dor no peito, é importante procurar atendimento médico.

Conheça a vacina disponível para a Pneumonia

Dentre os tipos de vacinas existentes, a vacina pneumocócica 13-valente protege contra 13 sorogrupos de pneumococos e é licenciada para crianças a partir de 2 meses, adolescentes e adultos. O número de doses varia de acordo com a idade.

Contraindicações da vacina

Abaixo, listamos algumas contraindicações da vacina:

Histórico de reações alérgicas graves anteriores

Pessoas que tiveram reações alérgicas graves a uma dose anterior da vacina ou a um componente específico da vacina podem ser aconselhadas a não receber uma nova dose.

Estado de saúde atual

Em algumas situações, quando uma pessoa está gravemente doente, pode ser recomendado adiar a vacinação até que a condição melhore.

Gravidez

Algumas vacinas podem ter contraindicações durante a gravidez. As orientações médicas podem variar, mas é importante discutir a vacinação com um profissional de saúde se você estiver grávida.

Imunossupressão

Pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos devido a doenças crônicas, tratamentos médicos ou medicamentos imunossupressores podem precisar de orientação específica sobre a vacinação.

Idade

Algumas vacinas podem ter limitações de idade. Por exemplo, a Prevenar 13 é frequentemente administrada em crianças e adultos mais velhos, enquanto a Pneumovax 23 é geralmente administrada em adultos mais velhos.

Alergias severas

Se a pessoa tiver uma alergia grave a algum componente da vacina, como o látex ou algum ingrediente específico, a vacinação pode ser contraindicada.

Portanto, é fundamental obter informações atualizadas e precisas diretamente de profissionais de saúde confiáveis antes de tomar qualquer decisão relacionada à vacinação. O Dr. Vacina possui especialistas da saúde que podem te ajudar com essa questão.

Efeitos colaterais da vacina da Pneumonia

As vacinas para pneumonia geralmente têm efeitos colaterais leves, como:

  • Dor no local da injeção: Inchaço, vermelhidão e dor.
  • Febre leve: Pode ocorrer, geralmente desaparece em alguns dias.

Onde tomar a Vacina

Nós do Dr. Vacina estamos empenhados em proteger a sua saúde e oferecer-lhe tranquilidade. Nossos especialistas altamente qualificados garantem a administração segura e eficaz da vacina, priorizando o seu bem-estar acima de tudo. 

Não deixe que a pneumonia afete a sua qualidade de vida ou a daqueles que você ama. Agende hoje mesmo a sua visita no Dr. Vacina e tome a ação necessária para uma vida mais saudável.

Existem mais de 40 unidades Dr. Vacina pelo Brasil, você pode conferir acessando essa página ou entrando em contato conosco.