Conheça as principais vacinas para a volta às aulas

Encontre a clínica Dr. Vacina mais próximo de você! Ver Clínicas

Crianças, adolescentes e adultos estão se preparando para retornar as suas atividades escolares, mas será que todos conhecem as principais vacinas para a volta às aulas? É essencial reforçarmos a importância da atualização do cartão de vacinação, considerando que muitas doenças só podem ser controladas por este meio.

Aliás, não podemos esquecer que o início do ano letivo é sempre um período desafiador, afinal, espirros, tosse, nariz escorrendo e sintomas gastrointestinais são sempre comuns, principalmente nas crianças. Isso se dá, por conta da aglomeração de pessoas em um único ambiente por um longo período, favorecendo a transmissão de doenças.

Então, a melhor e mais certa maneira de proteger a todos é buscando pelas principais vacinas para a volta às aulas. Que tal saber mais delas nas próximas linhas?

Por que as vacinas para a volta às aulas são tão importantes?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a vacinação uma das maiores intervenções de saúde pública. Seu impacto é direto na prevenção de doenças infectocontagiosas. Principalmente para as crianças, a vacinação tem um peso ainda mais importante, considerando que ajuda no amadurecimento do sistema imunológico e garante a proteção contra doenças graves.

Entretanto, mesmo considerando tais fatos, as coberturas vacinais estão extremamente baixas no Brasil. De 2015 para cá, vemos os números caírem sucessivamente e tudo piorou durante a pandemia. Isso aumenta o risco do retorno de doenças erradicadas e controladas, o que é alarmante.

Quais as principais vacinas a procurar?

Para as crianças, uma das vacinas mais importantes é a contra o rotavírus. O contato com outras crianças faz com que esse vírus circule com mais força, o que exige dos pais uma atenção especial.

Outra vacina essencial, independente da idade, é a contra a Covid-19. Já está disponível a vacina também para crianças, por isso, todos devem procurar pelo imunizante, evitando que novos surtos aconteçam.

As vacinas de hepatite também não podem ser esquecidas. Em clínicas particulares, é possível encontrar a vacina composta, garantindo a proteção das duas, A e B, simultaneamente.

A vacina da gripe também não pode ficar de fora dessa lista. As campanhas logo irão começar, mas já é possível encontrar doses em diversas clínicas particulares.

Apesar de termos citado algumas vacinas que todos, tanto adultos quanto crianças, devem tomar, vale destacar que até os 9 anos de idade existem 19 vacinas recomendadas pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). O esquema tende a variar para cada uma delas, o que faz toda a diferença estar sempre de olho nos imunizantes que estão faltando.

Vacinas para a volta às aulas devem ser aplicadas com antecedência

Não pense que deixar para buscar pela vacina um dia antes das aulas começarem vai fazer uma super diferença. A atualização da carteirinha deve acontecer com 15 a 30 dias do início do ano letivo. Com este período o corpo terá tempo suficiente para gerar anticorpos.

Por isso, atenção sempre, principalmente nas vacinas para a volta às aulas, afinal, nada melhor do que começar o ano letivo com o pé direito. Aliás, que tal contar com a Dr. Vacina Rio para te ajudar na imunização da sua família?Entre em contato e saiba mais!

Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.

FONTE

Volta às aulas: vacinação em dia ajuda a criança a ficar protegida ao longo de todo o ano. Extra. Consultado em 27 de janeiro de 2023

Leia Também:

Quais as vacinas mais importantes para um bebê?

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?