Teremos quarta dose contra Covid-19? Saiba tudo sobre o assunto

A possibilidade de ter a quarta dose contra Covid-19 ainda é estudada pelo Ministério da Saúde. Mas o governo de SP já trouxe suas considerações, confira:

Para muitas pessoas oesquema vacinal contra a Covid-19 já está completo pelas 3 doses, para outras está apenas começando, ainda na primeira dose. Entretanto, novas estimativas estão vindo à tona e, possivelmente, uma quarta dose contra Covid-19 será necessária.

O governador do estado de São Paulo, João Doria, mesmo sem a recomendação efetiva do Ministério da Saúde, afirmou que São Paulo irá oferecer a 4° dose a todos os cidadãos do estado.

Ainda não existe uma previsão definitiva para início da aplicação, mas vale estar atento e entender sobre a possibilidade de uma nova dose. Pensando nisso, montamos este artigo com alguns pontos importantes que você precisa saber. Vamos lá?

Todos irão precisar da quarta dose contra Covid-19?

É uma informação que ainda não se pode afirmar. Entretanto, se sabe que a vacina contra Covid-19 deverá ser aplicada anualmente, em um esquema semelhante à vacina da gripe.

Inclusive, em São Paulo, desde dezembro a quarta dose está sendo aplicada em transplantados, renais crônicos ou em tratamento de quimioterapia.

Além disso, especialistas apontam que uma dose a mais poderá fazer toda a diferença para a imunização de alguns grupos específicos, como profissionais da saúde, idosos e imunossuprimidos. Entretanto, para as demais pessoas, seguir a ideia de doses anuais pode ser eficaz.

Quarta dose para casos pontuais

Segundo o infectologista da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Evaldo Stanislau Affonso de Araújo, a quarta dose contra Covid-19 tem mostrado necessidade em casos muito pontuais. Ou seja, em momentos em que aumentar os anticorpos é um processo essencial.

 “Ampliar isso para uma política pública é um questionamento já que não sabemos se há uma grande vantagem”, afirma o infectologista.

Ana Helena Germoglio, infectologista do Hospital de Brasília, pontua, no entanto, que antes de qualquer decisão, é preciso pesquisas mais robustas. Além disso, ela ressalta os problemas enfrentados na distribuição de vacina por todo o país.

“Ainda há regiões com difícil acesso à vacina”, pontua. “Neste momento, não faz sentido um único local ter  a quarta dose enquanto outros locais não conseguiram nem a segunda ou terceira ainda”, finaliza.

Enfim, no momento, estudos estão sendo feitos em Israel e só poderemos ter respostas mais específicas quando estes forem concluídos com os pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Entretanto, atualmente, a maioria dos pacientes em estado mais grave não são vacinados ou não completaram o esquema vacinal.

Assim, a equipe Dr. Vacina São José dos Campos afirma: buscar pela vacina, independente de qual dose, faz toda a diferença para garantir a sua proteção e a de todos. Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Procure informação e não caia em fake news! Aqui, em nosso blog, você encontra muitos artigos sobre Covid-19 para tirar todas as suas dúvidas.

Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.

FONTE

4ª dose da vacina: quando estará disponível e quem deve tomar, segundo os especialistas. Isto é Dinheiro. Consultado em 16 de fevereiro de 2022.

Leia Também:

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?

Verão em São Caetano: Dicas e Cuidados