A terceira dose Covid-19 tem se mostrado de sua importância com resultados e margens de imunização extremamente satisfatórias.
O Ministério da Saúde, juntamente com a Universidade de Oxford tomou uma importante atitude em julho passado: testar a eficácia da terceira dose da vacina contra Covid-19. Como resultado tivemos uma taxa ainda mais alta de imunização e mais uma campanha entrou em ação.
A recomendação é que TODAS as pessoas maiores de 18 anos, que já completaram o esquema vacinal (receberam às duas doses) busquem também pela terceira aplicação. Inclusive, aqueles que tomaram a vacina de dose única (Janssen), também devem voltar ao centro de vacinação para tomar uma segunda dose deste imunizante.
“Parece que estamos numa situação de mais controle do que meses atrás, e temos de atribuir isso ao processo de vacinação eficiente”, apontou o neurocirurgião Fernando Gomes em um quadro do Novo Dia, da CNN.
Por que a terceira dose Covid-19 é essencial?
A terceira dose Covid-19 é capaz de trazer ainda mais proteção ao cidadão, se compararmos ao esquema de duas doses ou uma, no caso da Janssen. Com as novas variantes que surgiram nos últimos tempos, mesmo pessoas vacinadas passaram a fazer parte das estatísticas da doença.
Normalmente a proteção inicial de uma vacina costuma cair com o passar do tempo. Por isso, para evitar novos riscos, sobretudo em idosos, que tomaram suas doses logo no início do ciclo, uma nova aplicação se torna extremamente essencial para diminuir a proliferação e os sintomas do vírus.
Antecipação da dose de reforço
A terceira dose Covid-19 foi antecipada de 5 para 4 meses, para aqueles que tomaram às duas doses, e para dois meses, para aqueles que tomaram a dose única. Após a aplicação, a previsão é que, após 15 dias, a proteção máxima seja atingida.
Para imunossuprimidos, o esquema também mudou e a terceira dose Covid-19 pode ser aplicada após 28 dias da segunda ou dose única. Entretanto, vale lembrar, este público deve ter em mãos a recomendação médica para vacinação.
Vale destacar que, para a terceira dose, existem condições especiais. Por exemplo, caso a pessoa esteja de viagem marcada, é possível antecipar até mesmo para 3 meses a dose de reforço. Além disso, para quem testou positivo antes de receber a dose de reforço, após completar os 4 meses da segunda dose, deverá buscar pela vacina 28 dias após o início dos sintomas ou teste positivo.
Muitas pessoas estão com dúvidas sobre a aplicação de vacinas diferentes para a terceira dose. Entretanto, especialistas afirmam que as doses podem ser sim, diferentes, mas isso não é uma regra, com exceção da Coronavac. Assim, quem tomou Pfizer, pode receber a Pfizer ou AstraZeneca, assim como quem tomou AstraZeneca pode tomar a mesma ou Pfizer.
Também temos particularidade no caso de gestantes, no qual a terceira dose deve ser Pfizer.
Enfim, tomar a terceira dose da vacina é essencial, portanto, procure fazer a sua parte. Juntos, certamente venceremos esta pandemia!
Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.
FONTE
Dose de reforço: saiba em quanto tempo é atingida a proteção e tire dúvidas sobre a vacinação. O Globo. Consultado em 12 de janeiro de 2022.