De extrema importância, a vacina BCG é uma das doses que deve ser aplicada ainda nos primeiros dias de vida da criança. Saiba mais sobre ela:
Você sabia que a vacina BCG está disponível no Brasil desde 1976? A dose, que protege contra a tuberculose, doença altamente contagiosa que pode levar à morte, é uma das mais importantes na vida de uma pessoa.
Entretanto, infelizmente, o Ministério da Saúde aponta que a cobertura vacinal da BCG caiu de 99,72% em 2018 para menos de 70% em 2021. É um dado alarme e que deve ser revertido, afinal, não é porque não se escuta falar muito sobre a doença, que ela deixou de existir.
Entretanto, um dos motivos que leva a falta de procura pelo imunizante é a falta de informação. Então, pensando nisso, preparamos este artigo com 5 coisas que você precisa saber sobre a vacina BCG. Vamos lá?
Contra o que a vacina BCG protege?
A vacina BCG é responsável por garantir proteção contra a tuberculose, sendo a principal maneira de prevenção para que crianças não contraiam a doença, sobretudo em suas formas graves.
Para quem não conhece, a tuberculose é uma doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, sobretudo os pulmões. Mesmo sendo uma doença antiga, o Ministério da Saúde aponta que a tuberculose continua sendo um problema de saúde pública, exigindo controle e monitoramento.
Atualmente, a maneira mais eficaz de prevenção contra a meningite tuberculose e a tuberculose miliar, as formas graves da doença, é a vacinação. A vacina é composta pelo bacilo Calmette-Guérin, obtido pela atenuação, ou seja, enfraquecimento de uma das bactérias que causam a tuberculose.
Quem deve tomar essa vacina?
A indicação é que a vacina BCG será aplicada a partir do nascimento até antes da criança completar os 5 anos. Além disso, ela é indicada para pessoas de qualquer idade que convivam diretamente com portadores de hanseníase (lepra).
Entretanto, neste segundo caso, a aplicação deve ser feita apenas na ausência do certificado de vacinação ou se o passado do cidadão for desconhecido.
Mas existem exceções sobre a recomendação. De acordo com a SBIm, pessoas imunodeprimidas e recém-nascimentos de mães que usaram medicamentos que possam causar imunodepressão durante a gestação, bem como prematuros com peso menor de 2 kg não devem receber o imunizante.
Qual a quantidade de doses e efeitos colaterais da vacina BCG?
O esquema vacinal da BCG se resume em apenas uma dose, devendo ser aplicada de forma intradérmica, no músculo deltoide, no braço direito da criança.
Em relação aos efeitos colaterais, a vacina BCG deixa uma cicatriz característica no local da aplicação. O processo de cicatrização normalmente demora 12 semanas (3 meses), mas pode se prolongar por até 24 semanas (seis meses). Tudo começa com uma pequena mancha vermelha e elevada, depois uma pequena úlcera e, por fim, a cicatrização.
Quais os cuidados antes e após a vacina?
Antes da aplicação, não é necessário nenhum tipo de cuidados. Já após a vacinação, em grande parte das vezes, acontecerá uma reação no local da aplicação.
Entretanto, a orientação do Ministério da Saúde é que não se coloque nenhum produto, medicamento ou curativo no local, afinal, trata-se de uma resposta totalmente esperada e normal da vacina.
Onde encontrar a vacina BCG?
A vacina BCG está disponível tanto na rede pública quanto particular. A mesma pode ser aplicada assim que o bebê sai da maternidade. Especialmente nas unidades Dr. Vacina, é possível solicitar a vacinação domiciliar. Uma facilidade e comodidade extra para o bebê e a mamãe que acabaram de chegar.
Enfim, a vacina BCG é uma das vacinas mais importantes na vida de uma pessoa e não pode ser deixada para trás. Buscar pelo imunizante, seja na rede pública ou particular, é garantir que os pequenos de hoje em dia se tornem adultos mais protegidos mais tarde.
Ainda tem dúvidas e quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com uma de nossas unidades. Nossa equipe está à disposição para lhe atender!
Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.
FONTE
O que você precisa saber sobre a vacina BCG, que previne tuberculose grave. CNN Brasil. Consultado em 24 de fevereiro de 2022.