Como funciona o calendário vacinal de prematuros?

Bebês prematuros precisam de cuidados especiais não apenas em seu desenvolvimento, mas também no seu processo de imunização!

Estamos no novembro lilás, o mês da prematuridade, e além de todos os cuidados com os bebês prematuros, é importante estar atento as datas de vacinação dos bebês.

O nascimento de um bebê prematuro pode ser motivo de muita preocupação e, quando falamos em imunização, uma atenção especial é necessária. Isso porque, dependendo do período gestacional do nascimento, a criança acaba vindo ao mundo sem determinados anticorpos que protegeriam os pequenos contra diversas infecções.

Esses anticorpos passam da mãe para o bebê a partir da 30° semana e vai aumentando progressivamente. Assim, aqueles que nascem com menos de 34 semanas, tendem a ter uma quantidade menor de anticorpos protetores.

Os bebês prematuros nascem mais sujeitos a infecções. Além disso, muitas vezes não conseguem receber o aleitamento materno como deveria, o que pode complicar ainda mais, afinal, pelo leito materno acontece a passagem de vários anticorpos.

Tendo todas essas informações em mente, os prematuros contam com um calendário de vacina especial, mas muito semelhante aos recém-nascidos em termo.

Como acontece a imunização dos bebês prematuros

Algumas vacinas, como a de meningite, pneumonia, coqueluche, hepatite B, rotavírus, gripe e as demais programadas para o primeiro ano de vida devem ser aplicadas seguindo a idade cronológica do pequeno, independente do seu peso ou idade gestacional.

A imunização contra as infecções causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR) também é essencial. Isso porque esse agente é o principal responsável de infecções pulmonares em criança, especialmente bebês prematuros.

Calendário completo

Então, de acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações, o bebê prematuro deve tomar as seguintes vacinas:

  • BCG ID: de dose única, ela deve ser feita assim que a criança atingir 2 kg. Anticorpos monoclonal específico contra o VSR devem ser aplicados em até no máximo cinco aplicações. As especificidades, são:
  • Prematuros até 28 semanas gestacionais, no primeiro ano de vida;
  • Prematuros até 32 semanas gestacionais, nos primeiros seis meses de vida;
  • Bebês com doença pulmonar crônica da prematuridade e/ou cardiopatia congênita, até o segundo ano de vida, desde que esteja em tratamento destas condições nos últimos seis meses.
  • Hepatite B: quatro doses seguindo o esquema 0 – 2 – 4 – 6 meses. Bebês com peso menor de 2 kg e idade gestacional menor de 33 semanas, a primeira dose deve ser aplicada nas primeiras 2 horas de vida.
  • Rotavírus: iniciando aos dois meses, na idade cronológica, respeitando o limite para aplicação de 3 meses e 15 dias.
  • Tríplice bacteriana: iniciando aos dois meses, na idade cronológica. Especialmente para bebês prematuros, indica-se vacinas acelulares, reduzindo o risco de eventos adversos.
  • Haemophilus influenzae tipo B: iniciando aos dois meses, na idade cronológica. Reforço ao completar 15 meses.
  • Poliomielite inativada (VIP): iniciando aos dois meses, na idade cronológica.
  • Pneumocócica conjugada: iniciando aos dois meses, na idade cronológica.
  • Meningocócicas conjugadas ACWY/C: iniciando aos três meses, na idade cronológica.
  • Meningocócicas B: de acordo com a idade cronológica. Crianças entre 3 e 12 meses recebem duas doses com intervalo de dois meses entre elas, idealmente aos 3 e 5 meses de idade, e uma dose de reforço entre 12 e 15 meses de idade (esquema 2 + 1).
  • Influenza: iniciando aos seis meses, na idade cronológica.
  • Febre amarela: iniciando aos nove meses, na idade cronológica, posteriormente, aos 4 anos.

BCG ID: de dose única, ela deve ser feita assim que a criança atingir 2 kg. Anticorpos monoclonal específico contra o VSR devem ser aplicados em até no máximo cinco aplicações. As especificidades, são:

Enfim, outras doses caso a mãe já tenha tido ou tenha algum problema de saúde, como hepatite B e varicela também serão necessárias, mas isso dependerá de cada caso. Portanto, esteja atento para garantir a imunização do seu pequeno, principalmente neste momento mais delicado.

Gostou do conteúdo? Conte com a equipe Dr. Vacina para garantir todo o suporte na imunização de toda a sua família. Clique aqui e saiba mais.

Patrícia Ruiz – COREN- SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.

FONTE

Conheça o calendário vacinal de prematuros e suas diferenças. Vacina sem dúvidas. Consultado em 23 de novembro de 2021.

Leia Também:

Quais as vacinas mais importantes para um bebê?

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?