Vacina meningite B: quem deve tomar?

A vacina meningite B protege contra a meningite, que é uma doença infecciosa causada pela bactéria Neisseria Meningitidis (meningococo B)

Transmitida através do contato com saliva e/ou secreções respiratórias contaminadas, ao entrar em contato com o organismo humano, afeta as chamadas meninges, membranas que envolvem o cérebro e medula espinhal.

Trata-se de uma infecção perigosa em todas as faixas etárias e que pode ser letal. De acordo com dados da OMS, a doença mata uma em cada 10 pessoas infectadas, além de ter o potencial de deixar sequelas graves.

Por isso, é preciso atenção em relação à meningite B. A aplicação da vacina, apesar de não estar disponível na rede pública de saúde, é altamente recomendada para sua prevenção.

O que é a vacina meningite B?

Uma das principais características da meningite meningocócica é sua rápida evolução

Casos com alta gravidade, infelizmente, são bastante comuns. Por essa razão, a vacina coloca-se de forma ainda mais relevante para a prevenção da doença.

Disponível somente na rede privada de saúde, a vacina Meningocócica B é o imunizante utilizado para proteger o organismo contra o meningococo do sorogrupo B.

Os imunizantes que protegem contra a meningite B são feitos a partir da membrana externa do meningococo B, o que significa que não causam nenhuma infecção ao organismo, podendo ser aplicada quase sem nenhuma restrição.

Mesmo com todo o avanço nos tratamentos, a vacina ainda é a única medida segura e eficaz para impedir a doença. 

Quem deve procurar a vacina?

Pessoas de diferentes faixas etárias, a depender do caso, podem se vacinar contra a meningite B. Porém, o grupo de maior foco na imunização são indivíduos de até 12 anos

A Sociedade Brasileira de Pediatria orienta a aplicação em de crianças e adolescentes da seguinte forma:

  • Imunização iniciada aos 2 meses: três doses, com intervalo de dois meses; aplicar reforço entre 12 e 15 meses;
  • Imunização iniciada aos 6 meses: duas doses, com intervalo de dois meses; aplicar reforço a partir dos dois anos;
  • Imunização iniciada aos 12 meses: duas doses, com intervalo de dois meses;
  • Imunização iniciada aos 11 anos: duas doses, com um intervalo de um mês.

Antes da aplicação da vacina, recomenda-se consultar o pediatra responsável para assegurar o procedimento.

Adultos com até 50 anos devem se vacinar somente com recomendação médica e, nestes casos, são aplicadas duas doses, com um intervalo de mês em cada aplicação. 

Assim como as outras, a aplicação do imunizante pode causar alguns efeitos colaterais como febre e dor no local da aplicação.

Vacina meningite B ou meningite ACWY? 

As diversas variantes da meningite acabam tornando seu processo de imunização mais complexo. 

A vacina Meningite ACWY, que previne contra a meningite e infecções causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W, Y entrou somente recentemente no calendário do SUS. 

De acordo com site do Ministério da Saúde, desde de 2.021 a Meningo ACWY faz parte do calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).

No entanto, a vacina específica para o sorogrupo B está disponível para aplicação somente na rede privada

Garantir a imunização contra a meningite B é uma oportunidade de se prevenir contra essa doença grave, mas que pode ser evitada com um simples gesto. 

Vacinas salvam vidas!

Para maiores informações sobre o calendário de imunização contra a meningite, acesse o site do Ministério da Saúde e informe-se sobre o calendário de vacinação de sua cidade.

Ficou com dúvidas sobre a vacinação da meningite B? Entre em contato com a Dr. Vacina que tira todas as suas dúvidas!

Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 na clínica Dr. Vacina.

Leia Também:

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?

Verão em São Caetano: Dicas e Cuidados