Qual a diferença da vacina meningite ACWY?

A vacina meningite ACWY é uma das maiores aliadas na prevenção contra e meningite. Mas você sabe o que ela tem de diferente?

Em outros artigos compartilhamos a importância que a vacina contra a meningitetem. Entretanto, uma das perguntas mais recebidas foi: qual a diferença da vacina meningite ACWY?

Esta consiste em uma dose na qual garante proteção contra 4 tipos de meningite meningocócica de uma só vez. Ou seja, imuniza o indivíduo contra doenças causadas por 4 sorogrupos da bactéria Neisseria meningitidis: A, C, W-135 e Y. 

Inclusive, é importante ressaltar que a bactéria Neisseria meningitidis, além da meningite, pode causar um quadro letal quando atinge a corrente sanguínea. Trata-se da meningococcemia, uma infecção generalizada e extremamente perigosa.

Mas quem será que pode receber esse imunizante? Existem casos específicos nos quais esta vacina se torna mais importante? Vem com a gente para as próximas linhas e saiba mais sobre o assunto!

Primeiramente, o que é a meningite?

A meningite consiste em uma inflamação das membranas que revestem a medula espinhal e o encéfalo — que é composto pelo bulbo, cérebro e cerebelo. A doença pode ter diferentes tipos de agentes infecciosos, como bactérias, helmintos, fungos, protozoários e vírus. 

Assim como seu tipo, sua transmissão também varia. A meningite meningocócica, por exemplo, pode ser contraída pelo contato com as secreções expelidas durante a fala, tosse ou espirro de uma pessoa infectada com o agente causador da doença. 

Cada tipo de meningite pode apresentar também diferentes sintomas e necessitar de exames, bem como acompanhamentos específicos para o diagnóstico correto. Isso tudo dependendo da característica da doença. 

Para nível de informação, os principais sintomas da meningite, são:

  • Febre alta e repentina;
  • Intensa dor de cabeça;
  • Rigidez do pescoço;
  • Vômitos;
  • Em alguns casos, sensibilidade à luz e confusão mental.

Do que é feito e como funciona o imunizante?

A vacina meningite ACWY é um imunizante inativado. Ela contém antígenos formados por componentes das cápsulas das bactérias (oligossacarídeos) dos sorogrupos A, C, W e Y. Estes, são conjugados a uma proteína que, dependendo do fabricante, pode ser o toxóide tetânico ou o mutante atóxico da toxina diftérica, chamado CRM-197. 

Como citado, a vacina é inativada e, portanto, não tem a possibilidade de causar a doença. A vacina ACWY é encontrada apenas nas redes particulares, enquanto a meningocócica C tem na rede pública.

Para quem se recomenda a vacina meningite ACWY?

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), tem um calendário específico quando o assunto é a vacina meningite ACWY. Entretanto, a indicação de doses pode mudar de acordo com o fabricante da vacina. 

De maneira geral, o esquema se divide:

Crianças –  Recomenda-se aplicar a 1ª dose aos 3 meses e a 2ª aos 5 meses de vida da criança.  Depois, devem ser aplicadas 3 doses de reforço: a 1ª quando a criança tem entre 12 e 15 meses; a 2ª dose entre 5 e 6 anos; a 3ª aos 11 anos.

Adolescentes – Indica-se 2 doses em adolescentes que nunca tomaram essa vacina. O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose deve ser de 5 anos.

Adultos – A indicação é de apenas uma dose desse imunizante, dependendo da situação de saúde deles ou do risco epidemiológico.  

Aqui, vale um importante destaque: a vacina contra meningite é indicada e prevista para crianças e adolescentes. Entretanto, adultos que não receberam a dose podem procurar pelo imunizante, considerando indicação médica e contexto epidemiológico.

O que mais é importante saber sobre a vacina meningite ACWY?

Antes da vacinação, não é necessário tomar precauções especiais. As indicações é que, em caso de doença febril aguda, se passe ao menos 24 horas sem febre para que a aplicação do imunizante possa ser feita. 

Em relação a reações adversas, a maioria dos casos não mostra qualquer anormalidade. Apenas 10% dos vacinados podem ter pequeno inchaço, endurecimento, dor e vermelhidão no local da aplicação, perda de apetite, irritabilidade, sonolência, dor de cabeça, febre, calafrios e cansaço.

Mas, antes de qualquer coisa é importante lembrar: a vacinação é a maior e melhor forma de prevenção contra as meningites que nos cercam. 5 sorogrupos são responsáveis pela maioria dos casos de doença meningocócica no Brasil, os sorotipos A, B, C, W e Y.

Por isso, buscar pelo imunizante faz toda a diferença e garante saúde, bem como proteção para toda a família. Você já se vacinou contra meningite? Procure pela Unidade Dr. Vacina Morumbi ou outra mais próxima de você e garanta sua dose. A vacinação é uma forma de amor e autocuidado, espalhe essa ideia!

Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.

FONTE

Vacina de meningite ACWY – o que você precisa saber. Pediatra descomplicada. Consultado em 11 de maio de 2022.

Leia Também:

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?

Verão em São Caetano: Dicas e Cuidados