A época do inverno está chegando, por isso, não deixe de se informar sobre a vacina da gripe! Continue lendo o texto e saiba quem deve se imunizar.
O inverno está chegando, as temperaturas já começaram a cair e as campanhas da vacina contra a gripe estão acontecendo por todo o Brasil.
A gripe ou influenza é uma doença viral, que tem seu pico nas épocas mais frias do ano. Embora, em muitos casos, tenha sintomas leves e passageiros, a doença pode levar à complicações em alguns casos.
Por isso, a vacina da gripe é importante todos os anos, fornecendo anticorpos e protegendo contra novas cepas existentes.
Se você já viu que as vacinas da gripe estão começando a ser distribuídas para a população, mas não sabe se você pode tomá-la, vamos esclarecer suas dúvidas.
Vacina da gripe: contra o que protege?
A vacina disponível atualmente no sistema público é a trivalente, preparada a partir de subtipos dos vírus da influenza A, tipo os vírus H1N1 e H3N2, e também contra algum subtipo do vírus da influenza B.
Já no sistema privado, a vacina disponível é a quadrivalente e, assim, protege contra a H1N1, H3N2 e duas outras linhagens do vírus influenza B.
Aqui no Brasil, os momentos de maior incidência de casos de gripe são dos meses de junho e agosto.
Quem deve se vacinar com a vacina da gripe?
Gratuitamente, o Ministério da Saúde disponibiliza a vacinação para alguns grupos prioritários, que correm um maior risco de adoecerem e terem complicações. Neste ano de 2022, de acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações, os grupos prioritários, são:
- Pessoas a partir de 60 anos;
- Crianças de 6 meses ou menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);
- Gestantes e puérperas até 45 dias pós-parto;
- Trabalhadores da área da saúde;
- Professores;
- Povos indígenas;
- Portadores de determinadas doenças crônicas não-transmissíveis, ou com outras condições clínicas;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Forças armadas;
- Caminhoneiros, trabalhadores de transporte público urbano ou de longo curso e trabalhadores portuários;
- Adolescentes de 12 a 21 anos de idade, que estão sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade ou quem trabalha no sistema penitenciário.
Como tomar a vacina da gripe fora do grupo prioritário?
A vacina da gripe pode e deve ser administrada mesmo se você não estiver nos grupos de risco, só que através dos serviços privados de vacinação.
Ainda por recomendação da Sociedade Brasileira de Imunização, todo e qualquer cidadão deve se vacinar contra a gripe a partir dos 06 meses de idade.
Portanto, procure a clínica de vacinação mais próxima de você e entenda, assim, qual é a vacina da gripe que está sendo ofertada e quando você poderá tomá-la!
Tomei a vacina da gripe ano passado, devo tomar de novo?
Sim, a vacinação é anual por 2 motivos: a proteção diminui após 6 meses da primeira aplicação e, além disso, o subtipo de influenza que estará circulando pode ser diferente que o do ano anterior.
Então, mesmo que o efeito e a proteção durassem por mais tempo, a vacina da gripe poderia não proteger contra o vírus circulante do ano seguinte.
É por isso que, aqui no Dr. Vacina, estamos sempre atualizados e com a vacina da gripe específica para esse ano.
Entre em contato conosco, agende seu horário ou marque a domicílio a sua vacinação, mas não deixe de buscar sua dose contra o vírus da gripe!
Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.
FONTE
Perguntas e respostas sobre a vacina gripe (influenza). Sociedade Brasileira de Imunizações. Consultado em 18 de abril de 2022.