Encontre a clínica Dr. Vacina mais próximo de você! Ver Clínicas
Nos últimos tempos, muito se falou sobre a Covid-19, mas esqueceu-se de uma vacina também essencial para todos: a vacina contra a dengue. Você sabia que, apenas em 2022, os casos de dengue chegaram a 1.414.797? A margem é mais de 163,8% da vista em 2021.
Por isso, além de cuidar dos quintais e não jogar lixo em lugares indevidos, devemos buscar pela imunização de toda a nossa família. Além disso, não devemos esquecer que o verão, uma das épocas mais chuvosas do país, traz de volta uma maior propensão de casos. Ou seja, um ponto ainda mais importante!
Pensando nisso, que tal ir mais a fundo sobre quem pode tomar e como a vacina contra a dengue funciona? Continue lendo as próximas linhas e saiba mais!
O que você precisa saber sobre a vacina contra a dengue?
A vacina está disponível desde 2015 no Brasil, mas ainda pouco se fala dela e a da sua importância. Recebendo o nome de Dengvaxia, esta é uma vacina atenuada, composta pelos quatro sorotipos vivos do vírus da dengue, obtidos separadamente por tecnologia de DNA recombinante.
Seu esquema é dividido em três doses e a aplicação acontece de forma subcutânea.
Entretanto, o Instituto Butantan, em parceria com o Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, estão trabalhando em uma vacina contra a doença há cerca de 10 anos. Os estudos mostram resultados satisfatórios e a estimativa é que essa nova vacina esteja disponível em 2024.
Este imunizante, ainda em andamento, mostrou a geração de anticorpos em 100% dos voluntários que já tiveram dengue e em mais de 90% para aqueles que nunca tiveram contato com a doença.
Quem pode tomar a vacina atual?
A vacina contra a dengue disponível atualmente, é recomendada apenas para quem já sofreu com exposição ao vírus, independente se os sintomas foram manifestados ou não. A Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) afirma que o imunizante pode ser aplicado a partir de 9 anos em crianças e até os 45 anos na idade adulta.
Entretanto, existem exceções quando falamos de pessoas imunodeprimidas, com alergia grave a algum componente da vacina, gestantes, mulheres amamentando e pessoas que não tiveram contato com o vírus.
Para quem se pergunta sobre efeitos colaterais, normalmente pouco se sente alguma reação. Aqueles que apresentam algum efeito colateral relatam dor de cabeça, mal-estar, dor muscular, fraqueza e vermelhidão no local.
Onde encontrar a vacina contra a dengue?
Atualmente, a vacina contra a dengue é encontrada exclusivamente em clínicas particulares. O esquema, como já citado, é feito em três doses, garantindo uma imunização completa.
Vale destacar que se estima que até 2024 o imunizante entre no calendário de vacinação nacional. Ou seja, todas as pessoas brasileiras deverão ser imunizadas contra a dengue.
Enfim, apesar de ser silenciosa, a dengue pode matar e devemos fazer a nossa parte! Portanto, cuide do seu quinta e, sobretudo, vacine-se. Caso ainda tenha dúvidas sobre o imunizante, não deixe de procurar a Unidade Dr. Vacina Rio.A sua saúde sempre será a nossa prioridade!
Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 na Dr. Vacina.
FONTE
Vacina da dengue. SBIm. Consultado em 30 de janeiro de 2023.