Rematrícula em Londrina: Mantenha a carteira de vacinação atualizada

É hora de fazer a rematrícula em Londrina e os pais precisam estar atentos para não perder os prazos e atender aos requisitos solicitados pelas unidades de ensino. É importante destacar que, mesmo aqueles alunos que completaram o ano letivo anterior na instituição de ensino, devem realizar a rematrícula.

Mas, o que é necessário e como proceder? Continue lendo as próximas linhas que vamos compartilhar todos os detalhes com você!

Como funciona a rematrícula em Londrina?

A estimativa é que em 2023, 71 mil alunos estejam matriculados entre o 6° ano do ensino fundamental e o ensino médio. Especialmente falando no ensino médio, aqueles que irão ingressar no próximo ano podem escolher entre o ensino regular ou fazer um curso técnico integrado ao aprendizado.

São mais de 40 mil vagas no Estado para diversos tipos de cursos, como enfermagem, administração, gastronomia e desenvolvimento de negócios.

Mas como fazer a rematrícula dos alunos? Normalmente, aqueles que vão se rematricular na instituição que finalizou o ano letivo, precisam apenas assinar os termos e checar os documentos. O processo é feito de forma online na área do aluno no site da SEED. Mas, os pais que preferirem podem fazer o processo pessoalmente na instituição de ensino.

Entretanto, alguns dos documentos normalmente solicitados, principalmente na migração entre ensino fundamental II e ensino médio, são: documentos pessoais do aluno, comprovante de residência e carteirinha de vacinação atualizada.

Vale reforçar: a rematrícula deve ser feita pelos pais ou responsáveis.

Por que é preciso atualizar a carteirinha para a rematrícula em Londrina?

De cara, um dos principais questionamentos é sobre a atualização da carteirinha de vacinação. Apesar da grande maioria das pessoas entenderem a importância de tal exigência, ainda vemos muita contestação por aí.

A verdade é que as vacinas são fundamentais para a imunização da nossa sociedade e evitar que doenças já erradicadas se transformem em novos surtos. Isso porque, as vacinas criam anticorpos em nosso organismo, o deixando mais forte em caso de doenças, como vimos agora durante a pandemia.

É claro, a não atualização da carteirinha de vacinação não irá impedir o aluno de estudar. Entretanto, de acordo com leis recentes, a escola irá notificar o conselho tutelar sobre todos aqueles alunos que no prazo de 6 meses não apresentarem a caderneta atualizada. Esta é uma forma de garantir o cumprimento e segurança de todos.

Existem exceções? Sem dúvidas! Pessoas com laudo médio onde se existe a não recomendação da vacinação ficam isentas da obrigatoriedade. Sendo assim, se este não é o caso do seu filho, vale procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou uma clínica particular, como a Dr. Vacina Londrina e checar as vacinas do mesmo.

Enfim, agora que você está por dentro de todas as informações para a rematrícula em Londrina, é hora de agir! É importante lembrar que existe um prazo para a realização do processo, portanto, fique atento! Quer mais dicas sobre vacinação? Confira nossos demais artigos!

Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 na Dr. Vacina.

FONTE

Matricular-se na rede estadual de ensino do Paraná. Governo do Paraná. Consultado em 22 de dezembro de 2022.

Leia Também:

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?

Verão em São Caetano: Dicas e Cuidados