Herpes zoster: o que é, qual o tratamento e formas de prevenção

Popularmente conhecido como cobreiro, o herpes zoster é uma doença infecciosa.

Ele é causado pelo mesmo vírus responsável pela varicela e é mais comum em pessoas adultas e nos idosos. Embora não seja uma patologia tão grave, é recomendável a sua prevenção por meio de vacinação.

Isso porque, embora seja raro, o herpes zoster, quando não cuidado, pode evoluir para problemas mais graves

A infecção pode causar meningite e até levar à cegueira ou à surdez. Além de gerar ferimentos muito doloridos. Por isso, é importante conhecer o cobreiro e prevenir sua evolução.

E é sobre isso que vamos falar neste post. Siga a leitura para entender o que é, exatamente, o herpes zoster, qual o tratamento e a formas de prevenção.

O que é herpes zoster?

Como falamos no início, o mesmo vírus causa a varicela e o herpes zoster. Na verdade, o cobreiro é a reativação, em geral na vida adulta, do vírus da varicela. Este, por sua vez, acontece, na maioria dos casos, na infância.

Esta reativação pode ocorrer por diferentes fatores. Em geral, está relacionada com o enfraquecimento do sistema imunológico do paciente. Por isso, quem está com o herpes zoster deve ficar atento a outras patologias que possam prejudicar sua imunidade.

Os sintomas mais característicos do herpes zoster são bolhas e manchas vermelhas que aparecem em algumas regiões do corpo. Tronco, face e pescoço são as áreas mais atingidas. Também ocorre bastante dor na área afetada, febre baixa e formigamento.

Como se pega o herpes zoster?

A principal origem do herpes zoster é o vírus que ficou alojado no organismo de quem teve a varicela ou catapora. Ele é reativado e se manifesta com a queda da imunidade. Ou seja, a maioria dos pacientes não ‘pega’ cobreiro, pois ela já está em seu organismo.

Entretanto, é possível transmitir o vírus para outras pessoas. Isso ocorre por meio do líquido presente nas bolhas causadas pelo herpes zoster. Se a pessoa que teve contato com essa substância não for imunizada, ela poderá contrair catapora.

Como se pega o herpes zoster?

O tratamento do cobreiro tem como objetivo reduzir sua extensão e combater seus sintomas, especialmente a dor e a irritação na pele.

Também é importante evitar que a doença evolua para algo mais grave. O médico pode receitar antivirais, analgésicos e anti-inflamatórios.

Quando se está com a doença, a recomendação é lavar as áreas afetadas com água e sabão, sem esfregar. Também é recomendável usar roupas leves, que não pressionem a pele afetada.

Vacina: a melhor prevenção

A maneira mais eficaz de prevenção do herpes zoster é a vacinação. Quem se imuniza contra o vírus da varicela, que está no esquema vacinal desde criança, se protege também contra a catapora e o cobreiro.

Já a vacina contra o herpes zoster pode ser utilizada apenas por pessoas acima dos 50 anos. Para idosos a partir dos 60 anos, que registram uma queda na imunidade, a vacinação é especialmente importante.

Para saber mais sobre os benefícios da imunização contra o herpes zoster, entre em contato com a clínica Dr. Vacina. Aproveite para agendar a sua vacinação e garanta sua proteção.

Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 na Dr. Vacina.