Vacina Herpes Zoster: como funciona e do que protege

A vacina Herpes Zoster é a melhor e maior forma de prevenção contra o popular “cobreiro”. Venha conhecer mais sobre a doença e do que a vacina protege. 

Certamente, direta ou indiretamente, você já deve ter ouvido falar sobre a Herpes Zoster, não é mesmo? A doença, comum principalmente na fase adulta, merece atenção e, é claro, proteção. Inclusive, vale destacar que, durante a pandemia, observou-se um aumento no número de casos de herpes zoster.

Estudo publicado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais indica que antes da pandemia, tínhamos 30,2 casos de herpes-zóster para cada 1 milhão de pessoas. Entretanto, entre 2020 e 2021 este número saltou para 40,9 casos por 1 milhão de indivíduos. Assim, entra em ação a importância da vacina herpes zoster que, inclusive, falaremos mais sobre nas próximas linhas.

O que é a Herpes Zoster

Também conhecida como “cobreiro”, a Herpes Zoster é uma doença que causa erupções cutâneas, que podem ser bem dolorosas. Estas são manifestadas através de pequenas bolhas pelo tronco (região do tórax e abdômen), face e pescoço. 

A Herpes Zoster é causada pela varicela (varicela zóster), o mesmo vírus da catapora. Seu maior sintoma, que pode aparecer até mesmo antes das erupções cutâneas, é a dor, que impossibilita movimentos simples, como se levantar da cama ou se mexer. Essa dor é causada por uma inflamação no nervo sensitivo, que inervam regiões da pele onde podem aparecer erupções. 

Outros sintomas comuns são, segundo o Ministério da Saúde:

  • Parestesias (formigamento, agulhadas, adormecimento, pressão);
  • Ardor e coceira no local;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Mal estar.

Os sintomas geralmente evoluem para a cura, com as erupções cutâneas secando em até 10 dias, e cicatrizando até 1 mês. Porém, tem algo alarmante: as dores podem persistir e evoluírem para uma complicação comum da doença: a neuralgia pós-herpética, que são dores intensas por meses após a infecção. 

Como se contrai Herpes Zoster? 

A Herpes Zoster é manifestada através da reativação do vírus da Varicela. Ou seja, se você contraiu Catapora ou o vírus varicela zóster em algum momento da sua vida, você tem chances de ter Herpes Zoster. 

A ativação ocorre na idade adulta ou em pessoas imunodeprimidas, com doenças crônicas. Porém, com a queda da imunidade, essa doença também pode ser reativada. 

A Vacina Herpes Zoster: como funciona?

Já existe a vacina para esta doença, porém ela só é liberada para pessoas acima de 50 anos. Esta, portanto, pode ser administrada caso a pessoa já tenha tido um episódio de herpes na vida.

Quais as contraindicações da Vacina Herpes Zoster?

Pacientes que fazem uso de corticoides devem consultar um médico antes de tomar a vacina. Além disso, quem tem imunidade baixa (os imunodeprimidos, por exemplo), alergia a algum componente ou gestantes não devem tomá-la.

A Vacina Herpes Zoster é o melhor jeito de prevenir a doença? 

A vacinação para o vírus da varicela, presente no esquema vacinal desde criança, pode impedir o contágio da catapora e também da Herpes Zoster. 

A Vacina Herpes Zoster é o melhor jeito de se prevenir, além de evitar contato com quem esteja com a doença e com as erupções cutâneas ainda não cicatrizadas. Assim, uma vez que pode-se acontecer o contágio da varicela zoster, lavar bem as mãos e desinfetar os locais em que quem está infectado tenha o contato. 

Se você já estiver apto a se vacinar com a Vacina Herpes Zoster, não deixe de tomar! Chame o Dr. Vacina que te aconselharemos sobre o melhor momento e como devem ser administradas as doses necessárias desta vacina, e iremos até você para tornar a sua vacinação ainda mais prática.

Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.

FONTE

Vacina Contra Herpes Zoster é eficaz mas tem alto custo. Drauzio Varella. Acesso em: 14 de março de 2022. 

Leia Também:

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?

Verão em São Caetano: Dicas e Cuidados