A vacina hexavalente é uma das mais importantes do calendário vacinal infantil. Você sabe contra quais doenças ela protege?
Sendo uma das vacinas mais completas, a vacina hexavalente é capaz, em apenas uma dose, de proteger contra seis doenças: difteria, tétano, coqueluche acelular, haemophilus B, hepatite B e poliomielite inativada.
Presente em 86 países, o esquema vacinal da vacina hexavalente no Brasil é dividido em 4 etapas. Estamos falando de uma vacina totalmente segura e eficaz, mas que, por vezes, ainda gera dúvidas nas pessoas.
Por isso, pensando em esclarecer mais sobre o imunizante, montamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre a vacina hexavalente. Vamos lá?
Contra o que vacina hexavalente protege?
Como citamos anteriormente, o imunizante é capaz de proteger contra 6 doenças específicas: difteria, tétano, coqueluche, haemophilus B, hepatite B e poliomielite. Conheça mais cada uma delas:
Difteria
A difteria é uma infecção grave que afeta o nariz e garganta. Essa infecção, causada pela bactéria Corynebacterium diphteriae, que causa placas amareladas nas amígdalas, laringe e nariz, dificultando a respiração.
A difteria é transmitida de pessoa para pessoa por meio de contato físico ou respiratório. Além disso, os principais sintomas da doença incluem dor de estômago, febre, gânglios linfáticos inchados e fadiga.
Além desses sintomas, o aspecto mais preocupante da infecção é a obstrução da respiração, que pode resultar em morte.
Tétano
O tétano é uma infecção grave e de rápida disseminação, que atinge diretamente o sistema nervoso, causando espasmos. A doença, causada pela toxina bacteriana Clostridium tetani, não é transmitida de uma pessoa para outra.
O contágio ocorre quando bactérias, que podem ser encontradas no solo, água e fezes de animais, entram no corpo através de feridas ou lesões na pele. Em termos de sintomas causados por esta doença, podemos citar:
- Espasmos musculares dolorosos;
- Rigidez muscular (principalmente na pelve e na coxa);
- Dificuldade para respirar;
- Febre.
Além disso, o tétano pode causar uma variedade de complicações, incluindo membros inchados, disfunção muscular, obstrução respiratória e até a morte, tornando-se uma doença potencialmente fatal.
Haemophilus B
Hib (Haemophilus influenzae tipo b) é uma bactéria que afeta principalmente crianças menores de cinco anos. Esta, portanto, causa infecções no nariz e na boca. Entretanto, também pode se espalhar para outras partes do corpo, como pele, pulmões, articulações, olhos, coração, membranas, medula espinhal e o cérebro.
Esta bactéria pode causar doenças como pneumonia, epiglote (epiglotite), dor ocular, infecção generalizada do sangue, artrite séptica, sinusite e inflamação do pericárdio, que podem levar a complicações graves.
Outra doença comum associada a essa bactéria, e uma das piores, é a meningite, que causa sintomas imediatos como febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos e rigidez de nuca.
Vale destacar que, entre os sobreviventes da doença, de 3% a 5% apresentam sequelas graves, como deficit auditivo e lesões cerebrais permanentes.
Poliomelite
A poliomielite é uma doença viral que pode afetar o sistema nervoso e causar paralisia parcial ou total. Apesar de ser comumente associada a crianças, pode afetar pessoas de qualquer idade.
O poliovírus, causador dessa doença, se espalha pela água e alimentos contaminados. Entretanto, também pode ser transmitida pelo contato direto com o portador, via mucosa infectada, fezes ou catarro.
Além disso, por ser uma doença altamente contagiosa, pode ser transmitida pelo ar, principalmente por pessoas infectadas. O vírus entra pela boca e nariz e se multiplica. Assim, espalha-se pelo estômago e trato intestinal, eventualmente atingindo a corrente sanguínea e potencialmente atingindo o cérebro.
Nos casos graves da doença, onde a infecção ataca o sistema nervoso, os neurônios motores são destruídos, provocando paralisia nos membros inferiores.
Coqueluche
Em outro artigo falamos em detalhes sobre a coqueluche e seus perigos. Entretanto, de maneira geral, trata-se de uma doença infecciosa altamente contagiosa. A mesma é causada por bactérias Gram-negativas Bordetella pertussis, atingindo diretamente crianças e adolescentes.
Sua transmissão acontece pelo contato direto com o portador, através de tosse, espirros, beijo e fala. Mas também, pode ocorrer pelo contato com objetos contaminados com secreções do indivíduo doente.
O principal sintoma da coqueluche é uma tosse severa e seca, seguida por uma ingestão de ar que soa como grito. Coriza, congestão e espirros também são característicos.
Hepatite B
Causada pelo vírus B da hepatite (HBV), esta é uma doença infecciosa que atinge diretamente o fígado. Seu contágio acontece através da exposição a fluidos corporais infectados. Assim, a mesma pode ser classificada como uma infecção sexualmente transmissível.
Entretanto, é possível que a transmissão também aconteça de mãe para bebê, durante a gravidez ou amamentação. Falando sobre sintomas, geralmente a hepatite B apresenta dor abdominal, olhos amarelados e urina escura. Em casos graves, pode-se ter complicações, como insuficiência hepática e câncer de fígado.
Como é a aplicação da vacina hexavalente?
A vacina hexavalente faz parte do calendário vacinal brasileiro e seu esquema se divide em partes. 3 doses devem ser tomadas primeiramente, sendo uma aos 2 meses, outra aos 4 e outra aos 6 meses. Em seguida, uma dose de reforço entre 12 e 18 meses é necessária, e geralmente feita com a pentavalente acelular.
Para o segundo reforço, que deve acontecer entre 4 e 5 anos, recomenda-se a aplicação da dTpa+pólio inativada.
Já na fase adulta a dTpa deve ser feita a cada 10 anos.
Por ser uma vacina acelular (composta apenas por fragmentos de células), a hexavalente é uma vacina super tranquila quando se fala em reações adversas. Mas claro que quando falamos de vacina, toda e qualquer vacina pode ocasionar uma reação.
Reações da vacina hexavalente
Para a hexavalente podem ocorrer: febre baixa, dor no local, vermelhidão e em alguns bebês a sonolência também pode acontecer. De maneira geral os bebês ficam muito bem após a sua aplicação.
Enfim, agora que você já conhece mais sobre o imunizante e as doenças que este é capaz de proteger, é hora de buscar a sua dose. A vacina hexavalente está disponível na unidade Dr. Vacina Caxias do Sul, onde pode ser aplicada no local ou via atendimento domiciliar.
Não deixe para depois, vacina também é saúde!
Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.
FONTE
Vacina Hexavalente protege contra seis doenças. Unimed Rio Preto. Consultado em 28 de março de 2022.