Vacinas atrasadas? Saiba o que fazer

Se deparou com vacinas atrasadas em sua caderneta? Então, é hora de saber o que fazer neste momento, tomando a melhor atitude para o seu caso!

No Brasil, existe um calendário nacional em que prevê todas as faixas etárias e intervalos de doses de imunização. Entretanto, por diversos motivos, algumas pessoas acabam atrasando suas vacinas.

Segundo pesquisa realizada em 2020 pelo IBOPE Inteligência, 90% da população brasileira considera a vacinação importante, mas apenas 50% confere com regularidade sua carteirinha.

É fato, com a pandemia, muitas pessoas acabaram adiando e tendo vacinas atrasadas. É um caso relevante, mas que deve ser revertido assim que possível. Você está com as vacinas atrasadas? Confira as próximas linhas e saiba o que fazer!

Estou com as vacinas atrasadas, e agora?

Foi conferir a caderneta e percebeu que está com vacinas atrasadas? Então, você deve colocar a vacinação em dia quanto antes. Muitas pessoas que perdem a data ou esquecem, pensam que devem deixar para lá este fato, mas a verdade é que é essencial correr atrás do atraso.

As vacinas são seguras e as doses aplicadas não são doses perdidas. Por isso, se uma dose de reforço está atrasada, deve-se fazer essa dose, mas não se precisa repetir a já realizada.

Mesmo aplicada com atraso, é muito melhor garantir a imunização do que ficar sem a vacina por receio de estar fora do calendário. Não podemos negar que seguir o calendário a risca é algo muito melhor.

Mas imprevistos podem acontecer. Inclusive, vale destacar que calendários de vacinação incompletos deixam pessoas mais vulneráveis a infecções. Portanto, busque atualizar a sua imunização e completar as doses quanto antes.

Por que seguir o esquema vacinal é tão importante?

Seguir o esquema vacina corretamente é livrar-se do risco de ser infectado com doenças preveníveis. O ideal é não atrasar as vacinas, mas o mais essencial é atualizar a carteirinha sempre, ou seja, ter os esquemas vacinais completos.

Um exemplo importante de imunização é a da vacina da gripe. Todos os anos novos sorotipos começam a circular no mundo. Por isso, anualmente, uma “nova” vacina é feita, imunizando para os sorotipos circulantes daquele ano. Assim como esta, as demais vacinas cumprem com sua missão de imunização para aquele período, seja ele anual ou a cada década.

A vacinação é a única capaz de preservar a saúde individual e coletiva das pessoas. Portanto, atente-se a sua caderneta, pois cada faixa etária conta com um calendário específico. Percebeu que está com alguma dose atrasada? Procure pela equipe da Dr. Vacina! Nossas unidades estão prontas para imunizar você e sua família, com toda a atenção e dedicação que ela merece.

Inclusive, que tal saber qual a unidade Dr. Vacina mais próxima de você? Acesse aqui e aproveite para agendar a sua visita!

Patrícia Ruiz – COREN- SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.

FONTE

Calendários de vacinação. SBIM. Consultado em 29 de novembro de 2021.

Leia Também:

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?

Verão em São Caetano: Dicas e Cuidados