De fato, a Covid-19 foi uma das maiores emergências de saúde do século. Embora ela ainda não tenha acabado totalmente, tendo somente alguns casos, já é possível vislumbrar alguns resultados, como a ansiedade pós-pandemia.
Antes mesmo do vírus se espalhar pelo planeta, o Brasil já era o país mais ansioso do mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Entretanto, o isolamento social, o risco de infecção e as incertezas econômicas causadas pelo surto da doença colaborou para que mais de 80% dos brasileiros se tornassem ansiosos apenas no primeiro ano da pandemia.
Esse é o seu caso? Então, como você pode lidar com a ansiedade no pós-pandemia? O primeiro passo é entender a doença. Confira a seguir!
O que é a ansiedade?
A ansiedade é uma resposta natural do corpo a situações que causam preocupação, medo, nervosismo e apreensão, como falar em público. Entretanto, quando essa reação se torna intensa e frequente, a ansiedade pode se tornar um problema emocional e físico.
Os transtornos de ansiedade, ou seja, ansiedade em excesso, podem tornar muito difícil que uma pessoa realize atividades comuns do dia a dia, pois mesmo coisas pequenas podem desencadear um forte sentimento de angústia, medo e insegurança.
Até mesmo alguns sintomas físicos, como falta de ar, tremores, fadiga, suor em excesso e alterações gastrointestinais.
Nesses casos, a ansiedade é considerada uma doença e precisa ser tratada. Mas, por que a pandemia de Covid-19 aumentou a ansiedade da população?
As pessoas ficaram mais ansiosas na pandemia?
De acordo com a OMS, apenas no primeiro ano da pandemia de Covid-19, os casos de ansiedade cresceram 25% em todo o mundo. No Brasil, segundo um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante os meses de maio e julho de 2020, 80% da população passou a enfrentar sintomas emocionais e físicos relacionados à doença.
Por que tantas pessoas passaram a sofrer com ansiedade? Bom, segundo a OMS, os principais fatores foram o isolamento social, medo de infecção, luto e exaustão profissional.
Além disso, a crise financeira causada pela pandemia também aumentou o sentimento de insegurança e angústia dos brasileiros.
Felizmente, aos poucos, a pandemia de Covid-19 está regredindo e estamos voltando à “vida normal”. Mesmo assim, muitos ainda têm que lidar com a ansiedade.
Como controlar a ansiedade?
Quando a ansiedade começa a atrapalhar o nosso dia a dia é melhor procurar ajuda médica. Os profissionais da saúde habilitados para ajudar no controle e tratamento da ansiedade são os psicoterapeutas e os psiquiatras.
Dependendo da intensidade da sua ansiedade, eles podem indicar um tipo de tratamento como mudança de hábitos, terapia, mindfulness ou medicamentos.
1. Hábitos saudáveis
Todos os casos de ansiedade, incluindo os mais graves, podem ser aliviados ao adotar hábitos mais saudáveis, como praticar exercício físico regularmente (principalmente aeróbico), ter uma alimentação equilibrada e descansar o suficiente. Entretanto, apenas isso pode não ser o suficiente para tratar a ansiedade pós-pandemia.
2. Terapia Cognitivo-Comportamental
A TCC, ou Terapia Cognitivo-Comportamental, é um dos tratamentos mais eficazes para ansiedade.
Ela serve para nos ajudar a detectar, controlar e mudar comportamentos nocivos, como pensamentos ansiosos, medos irreais ou outro sentimento e sintoma que cause desconforto. Para fazer a TCC é necessário consultar um psicoterapeuta.
3. Mindfulness
O Mindfulness é um treino de atenção plena. O seu objetivo é nos deixar focados no agora, eliminando distrações internas e externas.
Essa consciência do presente é fundamental para quem sofre com ansiedade, pois um dos principais sintomas é medo e preocupação excessiva com o futuro.
Embora existam vários aplicativos de mindfulness, o mais eficaz é fazer o treino de atenção plena com um psicólogo.
4. Medicamentos psiquiátricos
Em casos graves de ansiedade, um médico psiquiatra pode receitar um medicamento para ajudar no controle da doença. Contudo, eles servem apenas como um complemento para a TCC, não como substituto.
De fato, a ansiedade pós-pandemia pode ser assustadora, mas ela tem tratamento. Com a ajuda de profissionais qualificados, você pode recuperar o controle dos seus pensamentos e ter uma vida mais tranquila.
Com isso, temos que perguntar: Você já se vacinou contra Covid-19? Se a resposta for sim, confira aqui se você já pode tomar a quarta dose da vacina!
Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 na Dr. Vacina.