Vacinas para janeiro: quais os imunizantes mais importantes para quem mora em Osasco?

Ei, morador de Osasco, você está de olho nas vacinas para janeiro? Das crianças até o pessoal da melhor idade, curtir o verão é o que todos mais querem. Entretanto, garantir o melhor para a sua saúde e da sua família deve ser o primeiro passo antes de meter o pé na estrada e curtir boas viagens ou dias de praia.

O sol, a umidade, o calor… Um cenário um tanto quanto propício para o surgimento de doenças infecciosas e contagiosas. Aliás, você sabia que de dezembro a março a proliferação de vírus e bactérias é maior do que nos demais períodos do ano? O fato se dá pelas condições climáticas.

Sendo assim, montamos este artigo com as principais vacinas para janeiro. Fique de olho nas próximas linhas.

As crianças da família precisam ser imunizadas contra o rotavírus

rotavírus é uma doença que atinge principalmente crianças menores de 5 anos, sendo uma das principais causas de morte de crianças nessa faixa. Seus principais sintomas, são: vômito, febre, diarreia e desidratação. A transmissão do vírus acontece via oral-fecal, por contato direto com água, objetos ou alimentos contaminados.

A maior forma de prevenção é com a vacinação. Atualmente, encontramos duas opções: a vacina oral monovalente (VRH1) e a oral atenuada pentavalente (VR5). A diferença entre uma e outra se dá na quantidade de vírus “enfraquecidos” em sua composição.

De maneira geral, o esquema vacinal contra o rotavírus se dá entre as 6 semanas e 8 meses. Assim, a primeira dose deve ser aplicada até os 3 meses e 15 dias e a última até os 7 meses e 29 dias.

Nas vacinas para janeiro, devemos lembrar da hepatite A

A hepatite A é outra doença que acaba sendo mais comum no verão. A mesma pode causar febre, perda de apetite, cansaço, dor na barriga, vômito e pele ou olhos amarelados. Sua transmissão acontece pelo contato fecal-oral entre indivíduos, assim como por meio de água e alimentos contaminados.

O seu período de incubação pode durar de duas a seis semanas. Ou seja, os sintomas podem demorar a aparecer. Portanto, para se proteger conta a doença, é necessário buscar pela vacina. A mesma é recomendada a partir de um ano de idade, sendo que seu esquema é dividido em 2 doses (aplicadas após seis meses da primeira).

Entretanto, adultos que não tomaram o imunizante na infância, também precisam se atentar e atualizar a sua caderneta.

A febre amarela é outra entre as vacinas para janeiro

Para fechar a lista de vacinas para janeiro mais importantes, não podemos esquecer a vacina contra febre amarelauma doença infecciosa causada por um vírus transmitido por mosquitos. Esta vacina se torna ainda mais importante para quem vai viajar para matas, florestas e cachoeiras, além de países do exterior.

O grande perigo da febre amarela é que nos primeiros dias os sintomas são facilmente confundidos com os de uma gripe. Ou seja, febre, mal-estar e dor de cabeça. No terceiro dia vê-se uma pequena melhora, mas no quarto dia novos e mais fortes sintomas surgem, como pele e olhos amarelados, sangramentos, fazes cor de “borra de café” e diminuição da urina.

A vacina é indicada para crianças a partir de 9 meses, bem como adolescentes e adultos. Aqueles que vão viajar para áreas de risco devem buscar pelo imunizante pelo menos 10 dias antes do embarque.

Enfim, a sua caderneta está em dia? Caso não esteja, conte com a Unidade Dr. Vacina Osasco para te ajudar! Quer mais dicas para aproveitar o melhor do verão?Confira nossos demais artigos!

Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 na Dr. Vacina.

FONTE

Doenças comuns no verão podem ser evitadas por meio de vacinas. Veja se as suas estão em dia. GZH. Consultado em 30 de janeiro de 2023.

Leia Também:

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?

Verão em São Caetano: Dicas e Cuidados