Como funciona o esquema vacinal da febre amarela?

Você conhece o esquema de vacinação contra a febre amarela? Sabe quem (e quando) precisa se vacinar contra a doença?

Neste post, separamos algumas informações importantes sobre a imunização contra a doença. Também esclarecemos por que a febre amarela, embora erradicada em sua forma urbana, ainda apresenta riscos. Confira!

O que é a febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa, mas não contagiosa. Sua transmissão acontece por meio de algumas espécies de mosquito

Sua incidência ocorre majoritariamente em áreas de mata. O reservatório natural do arbovírus da febre amarela são os primatas  que vivem em florestas tropicais.

A doença divide-se em dois tipos. A febre amarela silvestre atinge macacos. O primata hospeda o vírus, que pode ser transmitido pelos mosquitos haemagogus ou Sabethes para seres humanos não vacinados.

Já a febre amarela urbana tem um mosquito transmissor bem conhecido: o Aedes Aegypti, que também é responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. O aedes aegypti se reproduz e se desenvolve na água parada das zonas urbanas.

Sintomas da doença

Por seus sintomas, a febre amarela pode ser confundida com outras doenças infecciosas agudas. Os principais sinais são febre alta, dor de cabeça, cansaço, dores musculares, calafrios, náuseas e vômitos. Geralmente, esta sintomatologia se estende por 3 dias.

A febre amarela pode ser fatal. Nos casos mais graves, a doença provoca doenças cardíacas, renais e hepáticas graves.

Como funciona o esquema vacinal contra a febre amarela?

No Brasil, o Ministério da Saúde segue, desde 2017, a recomendação da Organização Mundial da Saúde quanto ao esquema vacinal contra a febre amarela. A entidade recomenda uma dose única do imunizante para toda a vida.

No Calendário Nacional de Vacinação, a imunização está prevista para os 9 meses de idade. Entretanto, após evidências de redução da resposta imunológica, o Ministério da Saúde estabeleceu uma dose de reforço a ser aplicada aos 4 anos de idade e a partir dos 5 anos de idade, para não vacinados anteriormente, ela é dose única

Desde 2020, também foi ampliada a área de cobertura da vacinação, que antes era concentrada em áreas consideradas de risco.

Quem e quando deve procurar pela vacina da febre amarela?

No Brasil, a procura pela vacinação contra a febre amarela ocorre, especialmente, entre os viajantes. Isso porque muitos países e mesmo estados brasileiros exigem a imunização de seus visitantes.

A vacinação contra febre amarela deve ser registrada no Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). O documento é uma espécie de passaporte, que registra a imunização para diversas doenças.

No caso da febre amarela, é necessário que a vacinação ocorra, pelo menos, dez dias antes do embarque para que o organismo produza anticorpos contra a doença.

Você tem interesse em garantir sua contra a febre amarela? Então, entre em contato com a clínica Dr. Vacina São José dos Campos. Podemos garantir sua vacinação, inclusive atendendo-o em sua residência. Confira!

Patrícia Ruiz – COREN- SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP- Sorocaba. Atua desde 2017 na Dr. Vacina.

FONTE: Ministério da Saúde. Consultado em 13 de julho de 2022.