Vacina para HPV

Com alto nível de transmissão, o HPV é conjunto de vírus chamado papiloma vírus humano. Esses vírus são sexualmente transmissíveis e infectam pele ou mucosa, provocando verrugas ou lesões que podem ser precursoras de cânceres.

No mundo, há mais de 200 tipos de HPV, sendo que mais de 80% das pessoas podem contraí-lo antes dos 45 anos. Desses mais de 200 tipos, 13 deles podem causar cânceres. O HPV é responsável por cerca de 5% de todos os cânceres do mundo.

O HPV é apontado como a principal causa de câncer de colo do útero, atingindo cerca de 16 mil mulheres todos os anos. Além disso, nas mulheres, o HPV é responsável por 75% dos cânceres de vagina e por 70% dos cânceres de vulva. Nos homens, por volta de 60% dos casos de câncer de pênis e mais de 90% dos casos de câncer de ânus estão associados a esses vírus.

A vacinação é a única forma eficaz de prevenção. As unidades do Dr. Vacina fazem a imunização contra o HPV. Esse atendimento também pode ser feito em sua residência.

O que significa HPV?

A sigla HPV corresponde a um conjunto de vírus chamado papiloma vírus humano. Os HPV são vírus sexualmente transmissíveis que infectam pele ou mucosa, provocando verrugas ou lesões que podem ser precursoras de cânceres.

Como se pega o HPV?

A transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou a mucosas infectadas, durante qualquer contato sexual (genital-genital, oral-genital e manual-genital), mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal.

Apesar da principal via de contágio ser a sexual, estudos recentes mostraram que o HPV pode ser transmitido por meio de simples contato com mão, pele e objetos contaminados. Em casos raros, a mãe pode transmitir para o bebê durante a gravidez e o parto.

O uso de preservativo não protege adequadamente da exposição, já que o preservativo não cobre os tecidos genitais externos ou anal. Porém seu uso é importante, pois pode prevenir outras doenças sexualmente transmissíveis.

Quais os sintomas de uma infecção pelo HPV?

Nas infecções clínicas, a principal manifestação é o aparecimento de verrugas ou lesões na pele ou na mucosa, causando coceira e/ou irritação. Essas lesões costumam ter aspecto de “couve-flor” e tamanhos variados. Surgem na região genital ou no ânus de ambos os sexos, mas podem aparecer também na boca e na garganta. Já as infecções subclínicas não são visíveis a olho nu e não geram sinais e sintomas. Apesar disso, essas infecções podem ser de baixo e alto riscos.

O HPV afeta homens e mulheres

Nas mulheres aproximadamente 16 mil casos de câncer de colo do útero são diagnosticados todos os anos no Brasil. Cerca de 100% dos casos de câncer de colo do útero são causados pelo HPV.

O HPV também é responsável por 70% dos cânceres vaginais e vulvares.
Nos homens 60% dos casos de câncer de pênis e 90% dos casos de câncer de ânus estão relacionados ao HPV.

Nos homens e nas mulheres 70% dos cânceres de orofaringe podem estar ligados ao HPV.

O HPV é responsável por cerca de 5% de todos os cânceres no mundo.

A nova vacina contra HPV

A vacina disponível hoje é a Gardasil Nonavalente do laboratório MSD. Essa vacina previne contra 9 sorotipos do HPV sendo 2 deles relacionados aos condilomas que são as verrugas (6 e 11) e os outros 7 relacionados aos cânceres (16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58).

Quem pode tomar a vacina?

Homens e mulheres dos 9 aos 45 anos de idades.
Dos 9 aos 14 anos o esquema são de 2 doses com intervalo de 6 meses. Dos 15 aos 45 anos o esquema vacinal é de 3 doses (0, 2 e 6 meses).

Escolher a vacinação é um ato de amor a nós mesmos e com todos ao nosso redor.

Clínicas

Sorocaba

Unidade Barão de Tatuí

Avenida Barão de Tatuí, 994.
Jardim Vergueiro – Sorocaba/SP

Telefones:

(15) 3211-3466 | (15) 99189-5520

Jundiaí

Chapecó

Unidade Chapecó

Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 582, Sala 3 Centro – Chapecó/SC

Telefones:

(49)3319-9443 | (49)9141-5005

Vinhedo

Unidade Vinhedo

Largo Monsenhor Favorino Carlos Marone, 163. Centro – Vinhedo/SP

Telefones:

(19) 3030-3580