Vacina para Herpes Zoster

O que é?

Conhecido como cobreiro, o vírus do Herpes Zóster causa lesões em regiões delimitadas da pele. Pode ser brando, discreto e não progressivo ou bastante grave, atingindo órgãos importantes como os olhos. O mais incômodo é a dor que provoca. Difícil de controlar, ela pode durar até muitos meses depois que as lesões de pele desaparecem, atrapalhando muito a vida. O herpes zóster pode ser evitado com vacina.

O herpes zoster é conhecido como “cobreiro”, o vírus do Herpes Zóster causa lesões em regiões delimitadas da pele. Pode se apresentar de forma branda ou bastante grave, e atingir órgãos importantes como olhos, ouvido. A dor causada pela doença gera um incômodo intenso que pode durar meses, mesmo após as lesões desparecerem. A neuralgia pós herpética é a complicação mais frequente nos casos de herpes zoster, deixando por vezes a pessoa bastante debilitada.

Como se transmite:

O Herpes Zóster é uma reativação do vírus da catapora, que permanece latente em nosso organismo, nos gânglios do sistema nervoso por anos. Esse vírus é reativado em situações do tipo, queda da nossa imunidade que acontece geralmente após os 50 anos em decorrência do envelhecimento, e também em pessoas com o sistema imune comprometido, como por exemplo: doenças crônicas, neoplasias, HIV, entre outras doenças que requer tratamento com imunossupressores, como a quimioterapia.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doença dos Estados Unidos (CDC na sigla em inglês), 1 a cada 3 pessoas desenvolverão o herpes zóster em algum momento da vida.

Prevenção e a Nova Vacina:

Até meados de 2022 a única vacina disponível era a Zostavax (Merck), de vírus vivos atenuados, feita em dose única, e licenciada para adultos a partir de 50 anos e no calendário da SBIM recomendada como rotina acima dos 60 anos. Porém é contra indicada para pacientes imunocomprometidos. Sua eficácia e proteção diminuem com o passar do tempo e não há indicação de doses de reforço pelo fabricante.

Recentemente chegou ao Brasil a nova vacina contra Herpes Zoster, Shingrix (GSK). É uma vacina inativada, realizada em duas doses e está indicada para pessoas imunocomprometidas ou com risco maior para Herpes Zoster (como diabéticos por exemplo) a partir dos 18 anos e como rotina para maiores de 50 anos. É uma vacina segura com uma alta eficácia ( superior a 90%) para o vírus da Herpes Zoster e demonstra nos estudos uma proteção por até 10 anos.

As pessoas que já realizaram a Zostavax anteriormente podem realizar a nova vacina Shingrix após dois meses de intervalo entre elas.

Clínicas

Sorocaba

Unidade Barão de Tatuí

Avenida Barão de Tatuí, 994.
Jardim Vergueiro – Sorocaba/SP

Telefones:

(15) 3211-3466 | (15) 99189-5520

Jundiaí

Chapecó

Unidade Chapecó

Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 582, Sala 3 Centro – Chapecó/SC

Telefones:

(49)3319-9443 | (49)9141-5005

Vinhedo

Unidade Vinhedo

Largo Monsenhor Favorino Carlos Marone, 163. Centro – Vinhedo/SP

Telefones:

(19) 3030-3580