Tudo sobre a vacina para Herpes Zóster - Onde encontrar, sintomas e características da doença.

Casal com mais de quarenta anos de idade se abraçando, felizes por conhecerem a vacina para herpes-zóster do Dr. Vacina.

A herpes zoster é uma doença viral que pode causar desconforto e dor, especialmente em adultos mais velhos.

Você já teve catapora? Após uma pessoa ter tido catapora, o vírus varicela-zoster permanece inativo no sistema nervoso, podendo ser reativado anos depois, resultando no Herpes Zoster.

Felizmente, há uma maneira eficaz de prevenir essa condição: a vacina para Herpes Zoster.

Nesta página, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre a herpes zoster, incluindo como se contrai, sintomas e prevenção em adultos e crianças, quando é o momento certo para tomar a vacina e quais são os benefícios dessa proteção.

Se você já tem certeza que quer tomar a vacina, conheça as unidades Dr. Vacina e agende já a sua.

Para melhorar a sua leitura, basta clicar nos itens abaixo que o conteúdo se expandirá!

O que é a Herpes Zoster?

Herpes zoster, também conhecido como zona ou cobreiro, é uma infecção viral que afeta os nervos e a pele, causando uma erupção dolorosa e com coceira.

Essa condição é causada pelo vírus varicela-zoster (VVZ), que é o mesmo vírus responsável pela catapora (varicela).

Embora os sintomas geralmente evoluam para a cura em questão de semanas, as erupções cutâneas costumam demorar de 7 a 10 dias para secar e cicatrizar completamente após 2 a 4 semanas.

No entanto, uma complicação frequente que pode se prolongar por meses, até anos, é a neuralgia pós-herpética, uma dor persistente e intensa que persiste após a resolução das lesões na pele.

Não é segredo que dores e lesões na pele atrapalham a nossa vida cotidiana, não é? Afinal, ninguém fica de bom humor ou dorme bem com pontos de dor espelhados pelo corpo.

Como a Herpes Zoster é transmitida?

Essa é uma questão muito interessante, porque qualquer pessoa que já teve catapora pode desenvolver Herpes-Zóster.

Porém, uma pessoa que nunca teve catapora ou nunca se vacinou contra ela, pode contrair o vírus da varicela-zoster entrando em contato com as bolhas da herpes zoster de alguém e em casos mais raros, através das secreções respiratórias de alguém que esteja contaminado.

Não vale a pena arriscar, né? Fala com a gente.

Quem pode contrair a doença?

A herpes zoster é causada pela reativação do vírus varicela-zoster, que permanece inativo após uma infecção prévia de catapora. Ao longo do tempo, fatores como envelhecimento ou enfraquecimento do sistema imunológico podem permitir a reativação do vírus nos nervos, levando a erupções cutâneas dolorosas e bolhas características.

Por isso, é altamente recomendado que adultos com mais de 35 anos se preparem para tomar essa vacina o quanto antes.

Sintomas mais Comuns da Doença

1. Dor e Sensibilidade

Geralmente, os primeiros sintomas são dor, formigamento, queimação ou sensibilidade intensa na área afetada. Essa dor pode ser localizada, ocorrendo em um lado específico do corpo.

2. Erupção Cutânea

Dentro de alguns dias após o início da dor, uma erupção cutânea característica se desenvolve na área afetada. Ela é composta por pequenas bolhas agrupadas, geralmente vermelhas e cheias de líquido.

3. Bolhas

As bolhas são uma característica distintiva da herpes zoster. Elas podem se romper e formar crostas à medida que o quadro evolui.

4. Coceira

A erupção cutânea e as bolhas podem causar coceira intensa, o que pode aumentar o desconforto. É importante policiar-se ao coçar, lembrando que você estará expondo mais as feridas e as pessoas à sua volta.

5. Sensação de Mal-Estar

Algumas pessoas podem experimentar sensação de mal-estar geral, fadiga, febre leve e dores de cabeça. É importante notar que a intensidade dos sintomas pode variar de pessoa para pessoa. Em alguns casos, os sintomas podem ser leves, enquanto em outros, podem ser mais intensos e debilitantes. Além disso, como já comentamos, uma complicação possível da herpes zoster é a neuralgia pós-herpética, na qual a dor persiste mesmo após a erupção cutânea ter desaparecido. Se você suspeitar que está com herpes zoster devido a esses sintomas, é aconselhável procurar um profissional de saúde para um diagnóstico correto e apropriado.

Como Prevenir a contração da Herpes Zóster

A melhor maneira de prevenir a herpes zoster em adultos é através da vacinação.

A vacina para Herpes Zoster é altamente recomendada para adultos com mais de 50 anos. Ela pode reduzir o risco de desenvolver a doença e minimizar a gravidade dos sintomas se a herpes zoster se desenvolver.

Se você teve a doença, precisa esperar 6 meses após o quadro agudo até tomar a dose da vacina.

 

Conheça as vacinas disponíveis para Hérpes Zoster

Atualmente, existem duas grandes vacinas para Herpes-Zóster no Brasil, e você pode encontrar as duas no Dr. Vacina, porém, é importante saber qual vacina melhor funciona para o seu organismo.

É importante observar que os efeitos colaterais costumam ser leves e desaparecem por conta própria em poucos dias. Se você tiver alguma preocupação sobre os efeitos colaterais ou se eles persistirem por um período prolongado, é aconselhável entrar em contato com um profissional de saúde.

Lembre-se de que os benefícios da vacinação geralmente superam os riscos associados aos efeitos colaterais.

Até meados de 2022 a única vacina disponível era a Zostavax (Merck), de vírus vivos atenuados, feita em dose única, e licenciada para adultos a partir de 50 anos e no calendário da SBIM recomendada como rotina acima dos 60 anos.

Shingrix (GSK)

Recentemente chegou ao Brasil a nova vacina contra Herpes Zoster, Shingrix (GSK).

É uma vacina inativada, realizada em duas doses e está indicada para pessoas imunocomprometidas ou com risco maior para Herpes Zoster (como diabéticos por exemplo) a partir dos 18 anos e como rotina para maiores de 50 anos.

É uma vacina segura com uma alta eficácia ( superior a 90%) para o vírus da Herpes Zoster e demonstra nos estudos uma proteção por até 10 anos.

Quem já tomou Zostavax pode tomar a Shingrix?

As pessoas que já realizaram a Zostavax anteriormente podem realizar a nova vacina Shingrix após dois meses de intervalo entre elas.

Efeitos colaterais das vacinas para Herpes Zóster

A vacina para herpes zoster, como qualquer vacina, pode causar efeitos colaterais. Os efeitos colaterais podem variar em intensidade e duração de pessoa para pessoa.

Geralmente, os efeitos colaterais da vacina para herpes zoster são leves e temporários. Aqui estão alguns dos efeitos colaterais mais comuns associados a cada uma das principais vacinas disponíveis:

 

1. Shingrix (vacina recombinante):

  • Dor, vermelhidão ou inchaço no local da injeção.
  • Fadiga.
  • Dores musculares.
  • Febre baixa.
  • Arrepios.
  • Dor de cabeça.

Onde tomar a Vacina

Sem sombras de dúvidas, a melhor clínica de vacinação para te atender é o Dr. Vacina.

Existem mais de 40 unidades Dr. Vacina pelo Brasil, você pode conferir acessando essa página ou entrando em contato conosco.