Curitiba

Vacina Pneumonia em Curitiba

Você já ouviu falar sobre a vacina Pneumo 13 em Curitiba? A vacinação é uma das maneiras mais assertivas para a proteção contra uma série de doenças, principalmente a pneumococo. Bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos quando vacinados pela Pneumo 13 adquirem imunidade contra os 13 tipos de bactéria pneumococo. Indicada em doses específicas para cada faixa etária, a vacina é capaz de prevenir em cerca de 90% dos casos mais graves. 1,6 milhão de pessoas morrem por doenças causadas por essa bactéria todos os anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e as bactérias relacionadas à pneumonia estão entre as principais delas. Entenda mais sobre a doença, como ela age no organismo humano e mais sobre a vacina Pneumo 13 em Curitiba nas próximas linhas.

Pneumonia é o nome popular dado para as inflamações que acontecem no pulmão. Estas doenças acontecem na maioria das vezes em decorrência de infecções provocadas por vírus ou bactérias que podem ser prevenidos por meio de vacinas pneumocócicas.

As doenças pneumocócicas são causadas pelo Streptococcus pneumoniae ou pneumococo – bactéria que além da pneumonia, também é responsável por outras doenças como a meningite, otite e septicemia.

As doenças pneumocócicas podem acometer pessoas em qualquer idade.

Como ocorre a transmissão da pneumonia:
A transmissão de vírus ou bactérias acontece por meio do contato com gotículas de saliva ou muco como, por exemplo, quando as pessoas infectadas tossem ou espirram.

Ambientes fechados ou com aglomeração de pessoas facilitam a disseminação da bactéria. Estas pessoas podem ser portadoras do pneumococo sem apresentar sinais ou sintomas da doença, mas podem infectar outras pessoas. Os portadores mais frequentes são as crianças.

Como a doença pneumocócica afeta o organismo humano:
A doença pneumocócica estão infecções graves nos pulmões (pneumonia), no sangue (bacteremia – disseminação da bactéria pelo sangue / sepse – infecção generalizada) e na membrana que reveste o cérebro (meningite).

Bacteremia e meningite são infecções pneumocócicas invasivas, normalmente muito graves, que levam à hospitalização, ou, até mesmo, à morte.

Ela é mais comum no inverno e, frequentemente, se associa à gripe, agravando o quadro.

Quais são os principais sintomas da pneumonia:
Um dos perigos da pneumonia está na manifestação dos seus sintomas que se assemelham aos sintomas da gripe. Por isto, é importante saber distinguir quais são os seus principais sintomas:

• Febre
  • Tosse (seca ou produtiva)
  • Mal-estar geral
  • Dor torácica
  • Falta de ar ou dificuldade para respirar
  • Taquipneia
  • Dores de cabeça
  • Suor
  • Calafrio
  • Perda de apetite
  • Fadiga
  • Confusão mental (mais comum em idosos)

Saiba como se prevenir da pneumonia:
A vacinação é a forma mais eficiente para prevenir as doenças pneumocócicas em crianças e idosos. Dentre os tipos de vacinas existentes, a vacina pneumocócica 13-valente protege contra 13 sorogrupos de pneumococos e é licenciada para crianças a partir de 2 meses, adolescentes e adultos.
O número de doses varia de acordo com a idade.