Os moradores de Salto devem ficar atento as vacinas para janeiro. Considerando que muitas pessoas viajam e recebem visitas nesta época do ano, estar atento aos imunizantes mais importantes deste período faz toda a diferença para garantir a proteção de toda a família.
Infelizmente, de dezembro a março, por conta das altas temperaturas e maior umidade, nossa imunidade tende a baixar. Com isso e, considerando que este também é um período de maior transmissão de doenças infecciosas, ficamos mais propensos a contrair males que podem afetar diretamente nosso dia a dia.
Pensando nisso, preparamos uma pequena lista das principais vacinas para janeiro. Fique atento, principalmente se você tem crianças na família, as linhas a seguir.
1 – Entre as vacinas para janeiro, não podemos esquecer do Rotavírus
Você sabia que o rotavírus é responsável por quase 600 mil mortes de crianças menores de 5 anos no mundo? Ainda, a infecção é uma das causas de 40% dos casos de internação por diarreia grave.
O rotavírus é transmitido pelo contato com pessoas infectadas, por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada, bem como pelo contato com objetos infectados. Seus sintomas consistem em vômitos repentinos, diarreia aguda e febre alta.
Felizmente, atualmente, contamos com uma vacina eficaz para o combate desta doença. A mesma é destinada a bebês de 6 semanas a 8 meses, sendo o esquema dividido em duas doses.
2 – Hepatite A também deve ser combatida
A hepatite A pode gerar uma série de sintomas, sendo os olhos ou pele amarelados um dos maiores sinais. A doença é transmitida pelo contato fecal-oral entre as pessoas, assim como por água ou alimentos contaminados pelo vírus.
Como a propensão da infecção no verão aumenta, a mesma é uma das vacinas para janeiro mais importantes.A imunização deve ser feita ainda quando criança, sendo a primeira dose recomendada até 1 ano de idade e a segunda seis meses após a primeira.
3 – Febre amarela como uma das principais vacinas para janeiro
Por fim, mas não menos importante, temos a vacina contra a febre amarela. A doença infecciosa grave é transmitida por mosquitos e causa, entre outros sintomas, febre alta, cansaço, dor de cabeça, dor muscular e vômitos.
A vacina é recomendada a partir dos 9 meses de idade. Entretanto, adolescentes e adultos que vivem em região de risco e pessoas com viagem nacional ou internacional para áreas com casos da doença também devem buscar pelo imunizante.
E aí, anotou todas as vacinas para janeiro importantes? Se você é de Salto, não deixe de procurar a Unidade Dr. Vacina da cidade e garantir a sua imunização. Ainda ficou com dúvidas sobre as doenças propensas no verão? Confira nossos demais artigos!
Patrícia Ruiz – COREN- SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP- Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.
FONTE
Programe suas férias: conheça as vacinas recomendadas e as obrigatórias. Outros Quinhentos. Consultado em 18 de janeiro de 2022.