Vacinas importantes para quem vai à praia

Encontre a clínica Dr. Vacina mais próximo de você! Ver Clínicas

Para quem já está de olho no verão, é essencial também se atentar as vacinas importantes para quem vai à praia. O mar, a praia, o contato com pessoas das mais diversas regiões, pode deixar nosso corpo mais propenso a determinadas doenças.

Felizmente, muitas delas já contam com vacinas no mercado e, cabe a nós, buscar o imunizante antes de colocar o pé na estrada. Pensando nisso, preparamos este artigo com as vacinas importantes para quem vai à praia, independente de qual seja o lugar do Brasil.

Quais as vacinas importantes para quem vai à praia?

No Brasil, uma das vacinas mais importante a se tomar, não apenas por quem vai à praia, mas quem vai viajar em um âmbito geral, é a da febre amarela. O imunizante já faz parte do esquema vacinal de diversos estados brasileiros, sobretudo os que contam com muitos quilômetros de praia.

Outras vacinas que precisam estar em dia são: 

  • Hepatites A e B; 
  • Poliomielite (paralisia infantil); 
  • Difteria, Tétano e Coqueluche; 
  • Meningite Meningocócica (MM); 
  • HPV; 
  • Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); 
  • Varicela; 
  • Tuberculose; 
  • Raiva Humana; 
  • Cólera e Diarreia do Viajante (DV).

Vale lembrar que, além destes imunizantes, se você irá para uma área com praia fora do país, é importante checar se está acontecendo o surto de alguma doença na região. Assim, você afasta qualquer chance de contágio.

Onde tomar as vacinas antes de viajar?

As vacinas citadas podem ser encontradas facilmente em um posto de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, quem preferir, também é possível garantir os imunizantes em clínicas de vacinação, como a Dr. Vacina Rio.

Vale destacar que, independente de qual será o lugar que você irá tomar as vacinas, é importante solicitar o Certificado Nacional de Vacinação. Vale tê-lo nas mãos nas viagens nacionais, mas principalmente nas internacionais onde é normalmente solicitado.

Ainda, tenha em mente que as vacinas têm um tempo para que a proteção esperada e efetiva aconteça. Este, normalmente, varia entre 10 dias e 6 semanas. A vacina contra a febre amarela, por exemplo, precisa ser tomada com pelo menos 10 dias de antecedência da data de embarque.

O que mais você precisa saber sobre as vacinas importantes para quem vai à praia?

Em todo lugar estamos propensos a doenças, porém, as vacinas nos ajudam a manter estas afastadas e controladas. Por isso, antes de mais nada, vale acessar o site da Anvisa para checar mais informações, onde se vacinar e quais vacinas se deve tomar.

De qualquer forma, a maior orientação é: garanta que a sua carteira de vacinação está sempre em dia. Ficou com dúvida sobre algum imunizante e se ele é realmente necessário? Consulte especialistas que poderão te ajudar a garantir uma viagem mais tranquila.

Além disso, vale ressaltar a importante usar repelentes e dar preferência para quartos com janelas e portas que sejam teladas e/ou cortinadas. Com isso, se torna mais efetiva a proteção contra doenças transmitidas por mosquitos (algo que pode ser comum em regiões com lagos e praias).

Enfim, anotou todas as dicas? Então, com as vacinas importantes para quem vai à praia em dia, seu passeio poderá ser muito mais aproveitado. Quer mais dicas sobre imunização e saúde? Confira nossos demais artigos!

Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.

FONTE

Veja as vacinas necessárias para viajar pelo Brasil e América do Sul. Buson. Consultado em 21 de novembro de 2022.

Leia Também:

Quais as vacinas mais importantes para um bebê?

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?