Teresina é cheia de encantos e história, e não podemos nos referir a cidade sem falarmos sobre a Avenida Frei Serafim. Determinando o Norte e o Sul da capital, a Avenida marca grandes passos do desenvolvimento da cidade.
Então, que tal conhecer um pouco mais sobre essa tão sublime Avenida? Continue a leitura e saiba mais.
Origem da Avenida Frei Serafim
Sua construção aconteceu em 1874, com a chegada do missionário capuchinho franciscano Frei Serafim de Catânia. De primeiro momento, a via recebeu o nome de Estrada Real, mas, posteriormente, mudou de nome para Avenida Getúlio Vargas. Anos depois, foi novamente batizada, levando o nome de Avenida Frei Serafim.
Em seus primórdios, a via era uma estrada carroçável, de terra. A mesma ligava o Alto da Jurubeba, local onde hoje se tem a Igreja São Benedito, às margens do Rio Poti.
Nas laterais da via, se tinha uma imagem ruralista, com fazendas, rios e chácaras. Algumas residenciais eram feitas de taipa e palha (casa dos operários), enquanto outras eram verdadeiros palacetes (onde residiam os ricos).
Em 1886, com a finalização da Igreja São Benedito, as residências começaram a perder seu lugar. Naquela ocasião, a gestão municipal buscava modernizar o local, transformando o mesmo em um eixo simbólico urbano.
Assim, elaborou-se uma legislação na qual proibia a construção de prédios de apenas um pavimento no local e ordenava a demolição de casas cobertas de palha. Ou seja, uma forma de higienizar e limpar a área para a criação da ‘avenida dos sonhos’.
Em 1936, a Avenida Frei Serafim recebeu calçamento e uma nova iluminação, assim como vegetações nativas. Neste mesmo ano, uma ponte de madeira sobre o Rio Poti foi construída, garantindo a ligação entre o centro de Teresina e a Zona Leste da cidade.
Entretanto, uma enchente em 1947 destruiu a ponta, sendo uma nova, de concreto, construída e inaugurada em 1957.
Uma grande estrutura se montou ao arredor da Avenida
Ano após ano, a arquitetura aos arredores da Avenida Frei Serafim passou a receber novas edificações, cada vez mais modernas. O local deu abrigo para importantes espaços, como, por exemplo, o Hospital Getúlio Vargas, Danilo Romero e o Metropolitan Hotel.
Apesar da transição entre o residencial e o comercial ter sido natural, pouco restou da arquitetura anterior. Isso porque, de acordo com alguns especialistas, “o poder econômico se apropriou de determinados espaços da avenida sem valorizar sua identidade histórica e cultural.”
De 2006 até os dias atuais diversas coisas foram feitas na Avenida, como a recuperação da pavimentação e revitalização de bancos e jardins, por exemplo.
Curiosidade
Você sabia que em Teresina contamos com uma unidade Dr. Vacina? A unidade Dr. Vacina Teresina conta com uma grande estrutura, elevado padrão de qualidade, amplo leque de vacinas e atendimento humanizado.
Para todas as fases da vida, os cidadãos de Teresina podem confiar e ter a certeza que estão em boas mãos. Você já conhece esse espaço que é referência em saúde na região? Então, aproveite para conhecer!
Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 na Dr. Vacina.
FONTE
Conheça a história da Avenida Frei Serafim, de estrada carroçável a símbolo urbano de Teresina. G1. Consultado em 06 de setembro de 2022.