Com mais de 200 casos notificados no mundo, o surto de hepatite em crianças está preocupando as famílias brasileiras.
Afinal, em 6 de maio de 2022, o Ministério da Saúde divulgou que 7 casos suspeitos estão em análise no Brasil, sendo 3 no Paraná e 4 no Rio de Janeiro.
Causando como principais sintomas dores abdominais intensas, diarreia e vômito, essa inflamação do fígado já foi detectada em pessoas de 1 mês de vida a 16 anos nos últimos meses. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a fatalidade da morte de uma criança.
As investigações dos cientistas e órgãos competentes sugerem que dois vírus comuns voltaram a circular após o fim das restrições de isolamento social imposto pelo governo durante a pandemia de Covid-19, que desencadearam os raros, porém perigosos casos de hepatite.
Então, leia abaixo e entenda um pouco mais do que se trata essa doença e como você pode se proteger.
O que é Hepatite?
Antes de mais nada, precisamos entender que a hepatite é uma inflamação do fígado, tratando-se principalmente de causas virais, bacterianas ou ainda pelo consumo excessivo de substâncias como alguns tipos de medicamentos, álcool ou drogas.
Certas condições autoimunes também podem vir a acometer o paciente com hepatite, precisando investigar seu quadro médico de forma precisa para um melhor diagnóstico.
No entanto, recentes estudos indicam que o atual surto internacional de hepatite possui causas virais. Duas equipes de pesquisadores do Reino Unido dizem que, por conta das restrições, as pessoas foram expostas mais tarde que o normal e, com isso, perderam a imunidade precoce ao Adenovírus — causador de resfriados e dores no estômago —, e ao vírus Adeno-associado dois, que normalmente não causa doença, precisando de um vírus auxiliar coinfectante para se replicar, como o Adenovírus.
De acordo com os cientistas da equipe, isso poderia explicar o motivo de algumas crianças terem sido acometidas com essas complicações hepáticas.
Como prevenir?
Com o Ministério da Saúde divulgando que ocorreram 7 casos no Brasil a serem investigados, sendo 3 deles no Paraná e outros 4 no Rio de Janeiro, a preocupação aumenta ainda mais sobre como se pode proteger as crianças.
Felizmente, existem vacinas para prevenir essa doença. Na Unidade de Londrina-PR da Dr. Vacina, por exemplo, você consegue agendar e ir pessoalmente à clínica ou solicitar a vacinação em domicílio, caso precise.
Então, veja como funciona o calendário de vacinação para as hepatites virais:
- vacina contra Hepatite A — duas doses, no esquema 0 – 6 meses;
- vacina contra Hepatite B —três doses, no esquema 0 – 1 – 6 meses;
- vacina combinada contra Hepatite A e B (pode substituir as vacinas isoladas) — três doses, no esquema 0 – 1 – 6 meses.
Siga o calendário de vacinação contra hepatite e outras doenças, de maneira adequada para minimizar os riscos desses acometimentos.
E lembre-se, você sempre pode contar com a Dr. Vacina para te auxiliar nessas horas. Com diversas unidades espalhadas pelo Brasil, nosso objetivo é a sua saúde!
Saiba que você tem a Dr. Vacina como uma parceira para sua imunização. Conheça nossas unidades e imunize quem você ama.
Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 na Dr. Vacina.