Um novo surto da gripe está acontecendo e, mais do que nunca, a vacina é uma das maiores e mais eficazes maneiras de frear a transmissão.
Não se fala em outra coisa: uma nova cepa do vírus Influenza A, a H3N2, está em nosso meio! Esse novo surto da gripe já atinge diversos estados brasileiros, sobretudo, São Paulo e região.
Com o avanço rápido do contágio, São Paulo está enfrentando uma grande pressão sobre os postos de saúde e, é claro, uma grande procura por vacinas. Inclusive, a baixa taxa de vacinação contra a gripe e o relaxamento das medidas de proteção contra a Covid-19 são motivos diretos para este grande surto.
Para se ter uma noção, o índice de cobertura vacinal estimado pelo Ministério da Saúde está entre 71% atualmente, uma grande queda, tendo em vista que esta superou os 90% nos últimos anos.
Influenza fora de época
Um fato que tem gerado muitos questionamentos é que a influenza está circulando totalmente fora de época. E este é um grande fato, afinal, normalmente o auge da mesma acontece na época do inverno.
Entretanto, como citamos anteriormente, tivemos uma baixa cobertura vacinal e aqueles que tomaram a dose no início da campanha já estão com uma queda significativa nos anticorpos. Esse fato não costuma ter problema, mas estamos em meio a uma mudança de sazonalidade, o que causou tudo isso.
Em novembro, foi uma época em que muitas pessoas, vindas de outros países em que o vírus estava circulando, chegaram ao Brasil. Assim, com as restrições mais leves, o vírus acabou se disseminando com ainda mais facilidade.
A vacina é essencial
A pergunta que não quer calar: a vacina, protege contra essa nova cepa? Especialistas afirmam que a H3H2, infelizmente, escapa da imunidade da vacina antigripal, mas alerta que a mesma é essencial para fortalecer o sistema imunológico e evitar que a situação se agrave.
Ainda estamos nos primeiros dias deste novo ano, mas o Instituto Butantan já começou a produzir a nova vacina capaz de parar esta cepa. Enquanto isso, as dicas são: procurar pela vacina atual e continuar usando máscara. Isso, tanto para a H3N2 quanto para a Omicron.
Vacina no braço é sempre a melhor opção! Portanto, caso ainda não tenha recebido a sua dose, procure pela unidade Dr. Vacina Guarulhos e garanta sua imunização!
Patrícia Ruiz – COREN- SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.
FONTE
Gripe H3N2: como evitar, quais os sintomas e a eficácia da vacina. Veja Saúde. Consultado em 04 de janeiro de 2022.