Seguir o cronograma de vacinação infantil, principalmente para um bebê recém-nascido, previne doenças na primeira infância e durante a vida adulta.
A vacinação é primordial para estimular o organismo a aumentar a produção de anticorpos e proporcionar o combate de diversas infecções e doenças. Por isso é importante vacinar os recém-nascidos.
Assim, as vacinas ensinam o sistema imunológico de um bebê recém-nascido a reconhecer os corpos estranhos que podem causar doenças, como vírus e bactérias, causando uma imunidade induzida, que pode ser semelhante a da doença.
Seguir o calendário vacinal é importantíssimo, desde o nascimento da criança. As vacinas ajudam e muito o desenvolvimento correto, saudável e adequado de um bebê recém-nascido.
Quando começar a vacinar um bebê recém-nascido?
A vacinação de bebês recém-nascidos começa já na maternidade. Afinal, todo cuidado é pouco nas primeiras horas ou dias de vida deles. Ao nascer, os bebês precisam tomar duas vacinas muito importantes para a sua saúde e crescimento saudável.
A recomendação do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde é que elas sejam administradas nas primeiras 24h de vida do bebê. As duas vacinas mais importantes nesse período são:
Vacina BCG para bebê recém-nascido
A BCG, protege o bebê recém-nascido contra formas graves da tuberculose. Apesar de ter cura, é uma doença de longo tratamento, que tem muito sofrimento.
É uma vacina de dose única, aplicada no braço direito da criança. Sabe aquela marquinha que temos no braço? É desta vacina, e essa marquinha pode ser formada até os 6 meses de vida do bebê.
Importante lembrar que, mesmo que a marquinha não fique, não significa que a vacina não funcionou, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, não há necessidade de revacinação.
É contraindicada para bebês prematuros ou que pesam menos de 2kg.
Bebês recém-nascidos: vacina da Hepatite B
A vacina da Hepatite B imuniza os bebês recém-nascidos contra esse tipo de hepatite viral, que pode ser desenvolvida de forma severa, causando até mesmo câncer hepático.
Deve ser administrada de maneira intravenosa, no músculo da coxa do bebê, nas primeiras 12h de vida do recém-nascido.
A mesma é de extrema importância, porque imuniza contra as transmissões chamadas verticais. Se a mãe portar a doença, o bebê recém-nascido fica imunizado.
É uma vacina que precisa de doses de reforço, que deverão ser administradas no segundo mês e aos 6 meses de vida da criança, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
Existem outras vacinas essenciais previstas no calendário de vacinação de um bebê recém-nascido, por isso é importante consultar o médico pediatra para maiores direcionamentos de quais e em que período dos primeiros meses de vida essas vacinas devem ser administradas.
- Tríplice bacteriana;
- Poliomielite;
- Rotavírus;
- Pneumocócicas conjugadas;
- Meningocócicas conjugadas;
- Varicela;
- HPV;
- Febre amarela;
- E muitas outras, consulte-se com o seu médico pediatra!
O Dr. Vacina trabalha com a aplicação dessas vacinas também, se porventura o seu bebê recém-nascido não conseguir se vacinar ou necessitar de reaplicações ou das doses de reforço.
Entre em contato conosco, através do nosso atendimento domiciliar você garante a proteção do seu filho sem sair de casa!
Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.
Fonte:
As vacinas importantes para recém-nascidos. Unimed Londrina. Acesso em 11 de abril de 2022.
Calendário de Vacinação. Sociedade Brasileira de Imunizações. Acesso em 11 de abril de 2022.