O que é tuberculose e como a vacina pode prevenir a doença?

Quando o assunto é uma doença que atravessa os séculos, é difícil ver quem não saiba o que é tuberculose. Ela atinge o sistema respiratório e pode ser letal se não for devidamente diagnosticada e tratada junto a um médico.

A tuberculose é transmitida pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch. Ela é a doença infectocontagiosa que mais mortes ocasiona no Brasil. Tendo muitos de seus sintomas associados à respiração, ela exige atenção imediata.

Você se interessou em saber mais sobre a tuberculose e sua prevenção? Então, fique de olho nas informações que reunimos a seguir!

Quais são os sintomas de tuberculose?

Além de saber o que é tuberculose, é necessário entender quais sinais essa doença exibe no corpo. Um quadro de tuberculose costuma causar os seguintes sintomas:

• tosse;
  • febre;
  • sudorese;
  • dores no peito;
  • dores musculares;
  • cansaço;
  • falta de apetite;
  • emagrecimento;
  • escarro com sangue (em casos mais graves).

Ao perceber os sintomas, é recomendado buscar atenção médica imediatamente, e se isolar das demais pessoas. Dessa forma, será possível obter o diagnóstico a partir de exames e prevenir o contágio da doença para outras pessoas.

Como é o tratamento de tuberculose?

O tratamento de tuberculose é feito a partir da administração de antibióticos, cuja função é atacar e eliminar a bactéria que provoca a doença presente no organismo. Na maioria dos casos, o processo tende a demorar cerca de 6 meses, podendo se estender por até 2 anos.

Os primeiros sinais de melhora devem surgir aproximadamente 2 semanas depois, quando sintomas como cansaço, febre e dores musculares são aliviados.

É preciso acompanhar o tratamento de perto, já que mais atenção médica será necessária em caso de não haver melhora.

No passado, o consumo de vitamina D era usado como método para o tratamento de tuberculose. Dessa forma, os pacientes eram expostos à luz do sol e era possível perceber melhora.

Hoje, sabemos que a vitamina D tem um importante papel regulador para o sistema imunológico, então a boa alimentação ou o uso de suplementos pode integrar o tratamento.

Quem deve tomar a vacina contra tuberculose?

vacina BCG é a responsável por imunizar as pessoas contra a tuberculose. Ela é aplicada em recém-nascidos com peso igual ou maior que 2 kg, geralmente logo após o nascimento enquanto estão na maternidade.

Ela é administrada na camada superior da pele por um profissional treinado. Quem tem menos de 12 meses de vida toma uma dose recomendada de 0,05 mL, enquanto quem tem mais de 12 meses toma 0,1 mL.

No entanto, a vacina BCG não é indicada para bebês prematuros ou que tenham menos de 2 kg. Além disso, quem tem alergia a algum componente da fórmula, doenças congênitas ou imunodepressoras não devem tomar a vacina.

Agora que você já sabe mais sobre o que é tuberculosee o seu método de prevenção, já pode viver com mais saúde.

Ao entender quais são os critérios para a administração da vacina contra a tuberculose, é possível proteger os outros logo no início da vida e, assim, contribuir para a erradicação desse mal.

Que tal se aprofundar mais no assunto de vacinas? Veja aqui no blog quais são as principais vacinas aplicadas no Brasil. Aproveite e venha conhecer a clínica Dr. Vacina Caxias do Sul!

Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 na Dr. Vacina.

FONTE: Tuberculose. Secretária de Saúde do Paraná. Consultado em 13 de julho de 2022.