Envelhecer com saúde é necessário! Mas como é possível?

Viver por mais tempo já é uma realidade da população brasileira, mas será que envelhecer com saúde também é? Bom, nos últimos anos, vimos a expectativa dos brasileiros chegar a 76,8 anos, de acordo com dados do IBGE de 2020, patamar recorde para o país. 

Com a vida se projetando cada vez mais no horizonte, envelhecer com saúde passou a ser a grande pauta, afinal, desfrutar de todas as conquistas da vida com vitalidade e disposição, é necessário!

Um dos pilares fundamentais para o envelhecimento saudável é adotar práticas que promovam a saúde e respeitem as transformações naturais do corpo. Neste artigo, então, vamos falar sobre como é possível chegar na melhor idade com a melhor saúde. 

Como transformar a “terceira idade” em “melhor idade”?

Como anteriormente falado, o envelhecimento é um processo natural no nosso corpo. Logo, é muito importante manter-se atento a todas as mudanças que ocorrem, para assim compreender as novas demandas que serão necessárias para viver com bem-estar.

Sobre isso, o ponto de virada para envelhecer com saúde é ter consciência que o nosso estado atual é fruto das escolhas que fizemos ao longo de nossa jornada de vida.

Por esta razão, adotar hábitos de vida mais saudáveis e ter atenção extra às mudanças do corpo são sempre medidas benéficas. 

Realizar check-ups regulares e, primordialmente, eliminar qualquer prática prejudicial à saúde serão essenciais para esta fase. O tabagismo, por exemplo, ainda é comum em indivíduos acima de 60 anos e responsável pelo agravamento de diversas doenças.

Mesmo na melhor idade, parar de fumar, assim como a supressão de outros costumes que lesem a saúde, como consumo excessivo de álcool e uma alimentação desregulada, trazem melhorias imediatas ao corpo.

Um dos principais focos para promover um envelhecimento saudável é incorporar práticas que potencializam a imunidade. Como consequência natural dos anos, à medida que os indivíduos envelhecem, o sistema imunológico vai se tornando menos eficaz, o que o torna mais suscetível a doenças. 

Juntamente com as orientações colocadas no tópico anterior, a prática regular de exercícios físicos traz ganhos imensos à saúde. 

Obviamente, é preciso respeitar a nova condição do corpo e optar por práticas que sejam mais adequadas, como:

  • caminhadas;
  • alongamentos;
  • atividades na água. 

A importância das vacinas para o reforço da imunidade

Sob o mesmo ponto de vista da importância de reforçar a imunidade na melhor idade, as vacinas são determinantes para a promoção da saúde. 

A vacinação correta em idosos é responsável por diminuir o agravamento de doenças e também o risco de morte em enfermidades mais graves, como a pneumonia. 

Desta forma, é muito importante atentar-se às vacinas que são indicadas para a melhor idade e ficar em dia com o calendário de imunização. 

Afinal, envelhecer com saúde não é sinônimo de evitar a velhice, mas sim, preparar o corpo para todas as experiências incríveis que a melhor idade pode proporcionar. 

E, para tornar esse assunto ainda mais prático, a Dr. Vacina está à disposição para agendamentos e solução de dúvidas. Conheça a Unidade Olga, em Sorocaba, clicando aqui!

Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 na Dr. Vacina.

Leia Também:

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?

Verão em São Caetano: Dicas e Cuidados