Todo mundo já ouviu falar do sarampo, o que poucos sabem é que é uma doença respiratória muito comum no inverno! Venha saber mais sobre os sintomas e a prevenção.
Causado por um vírus com genoma RNA (paramyxovírus, do grupo morbilivírus), o sarampo é uma doença respiratória, muito mais comum no inverno – devido a maior aglomeração de pessoas em ambientes fechados.
Ainda que seja uma doença controlada no Brasil há anos, por estar no calendário de vacinação infantil, ainda há alguns casos isolados do aparecimento de sarampo.
Você sabe como a doença é transmitida, seus sintomas e como se prevenir? Vamos te explicar melhor sobre essa doença!
Quais são os sintomas mais comuns de sarampo?
Os principais sintomas incluem:
- Febre;
- Tosse;
- Coriza;
- Irritação nos olhos;
- Manchas vermelhas no rosto e corpo (exantema).
O exantema aparece poucos dias após a contaminação, porém não coça e dura aproximadamente 1 semana. Algumas manchas brancas (Manchas de Koplick) aparecem nas mucosas antes do surgimento do exantema.
Mas fique atento: a febre persistir após o aparecimento das manchas pode ser um sinal de alerta para a gravidade do caso, principalmente em crianças menores que 5 anos.
É válido lembrar que o sarampo pode desenvolver algumas complicações, sendo a mais comum a pneumonia bacteriana. Mas também há complicações neurológicas, que podem evoluir para o óbito. Principalmente em adultos, o risco é muito maior.
A transmissão de sarampo
Por se tratar de uma doença respiratória, a transmissão do vírus acontece de pessoa a pessoa, através das vias áreas, quando se tosse, espirra, fala ou respira.
Sendo facilmente transmissível, uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas suscetíveis – que não estejam imunes ao vírus.
Vale destacar que o vírus dá imunidade definitiva. Por isso, uma vez que você tenha contato com ele e desenvolva a doença, você não terá novamente no futuro.
Como se prevenir do sarampo?
Ainda que bastante transmissível, o sarampo é facilmente evitado através da vacinação.
Mas quem deve se vacinar contra o sarampo?
Toda a população deve se vacinar contra o sarampo, a fim de erradicar a doença. Alguns dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para o imunizante, são:
- Dose 0: todas as crianças entre 6 meses e um ano devem se vacinar.
- Primeira dose: crianças que completarem 12 meses (1 ano).
- Segunda dose: aos 15 meses de idade, última dose da vida.
Agora, se você éadulto e não se vacinou contra o sarampo, ainda dá tempo:
- Se tomou apenas 1 dose até os 29 anos de idade, complete o esquema vacinal com a segunda dose;
- Se já se vacinou com as 2 doses, não precisa se vacinar novamente;
- Se não tomou nenhuma dose, até os 29 anos, são necessárias 2 doses. Após os 30 anos, apenas uma dose é necessária.
Não há um tratamento antiviral específico para o sarampo. Por isso, medicamentos receitados tem apenas o objetivo de combater os sintomas e as complicações tratáveis. Sendo assim, não deixe de se vacinar.
Você pode buscar os postos de saúde para a vacinação gratuita, mas, se preferir, a Dr. Vacina tem a vacina do sarampo disponível.
Entre em contato com a unidade mais próxima de você e se informe sobre a vacinação contra o sarampo! Agende seu horário ou, se preferir, nós iremos até você!
Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.
Fonte:
Sarampo. Hospital Israelita Albert Einstein. Acesso em 10 de maio de 2022.