Cuidados importantes na terceira idade e quais vacinas tomar

Quais são os cuidados importantes na terceira idade? Bem, tomar todos os cuidados e as vacinas corretas quanto se chega aos 60 anos é crucial para que o corpo continue forte  e livre de bactérias/vírus que podem ser patogênicos para os seres humanos. 

Para resolver e sanar as suas dúvidas sobre o assunto, a clínica Dr. Vacina Unidade Caxias do Sul preparou dicas super importantes pra te ajudar!

Quando começa a terceira idade? 

Atualmente, a terceira idade é marcada quando o cidadão chega aos seus 60 anos de idade. No entanto, existe um projeto de lei (PL 5383/19)  que está sendo analisado pela Câmara dos Deputados e que prevê que a terceira idade comece apenas aos 65. 

Vale salientar que é somente a partir da idade citada acima que o cidadão começa a ter preferência para as filas de bancos e supermercados.

Além disso, também se consegue, em algumas prefeituras, o passe de idoso que permite usar o ônibus quantas vezes quiser no dia de forma totalmente gratuita. 

Para conseguir o passe, é importante que se comprove a idade através de documentos como carteira de identidade e certidão de nascimento.

Quais são os cuidados essenciais que se deve tomar? 

Uma pessoa idosa precisa tomar alguns cuidados importantes para garantir que a sua saúde esteja sempre em dia.

  • Tomar cuidado ao ficar em locais muito altos e em escadas porque, se cair, é mais difícil fazer todo o processo de recuperação do osso; 
  • Alguns medicamentos não são recomendados para as pessoas acima de 60 anos de idade. Por isso, sempre que for tomar algum remédio, você deve fazer uma consulta com um médico especialista;
  • Por fim, mas não menos importante, tome cuidado com a sua visão. É comum que as pessoas mais velhas comecem a perder a visão e isso pode ser muito prejudicial, principalmente ao andar na rua ou ao dirigir. 

Sempre que puder peça para alguém dirigir por você. 

Quais as vacinas importantes para a terceira idade? 

Dentre as vacinas que se deve tomar quando se chega à terceira idade, podemos citar contra a influenza (gripe), contra pneumococos e contra difteria, tétano e coqueluche (tosse comprida). 

No entanto, nada impede que o paciente opte por tomar algumas outras como aquela que vai contra a caxumba. 

O mais indicado, para saber quais são as que estão pendentes, é ir até um posto de saúde ou médico especializado porque ele vai conseguir ter acesso a sua carteira de vacinação e, assim sendo, saber todo o seu histórico. 

E então, compreendeu os cuidados importantes na terceira idade? Já deu para entender quais são os tipos de vacinas que você precisa tomar para isso? Comente aqui conosco porque estamos ansiosos para saber. 

Ah, e claro, venha conhecer outros artigos que estão dispostos em nosso blog porque temos muitas coisas interessantes por aqui! 

Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 na Dr. Vacina.

Leia Também:

Verão em São Caetano: Dicas e Cuidados

Vacinas para janeiro: quais os imunizantes mais importantes para quem mora em Osasco?