O estresse é um dos problemas mais comuns entre os brasileiros e ele pode ser um grande vilão para a sua saúde.
A rotina, os afazeres do dia a dia, as cobranças no trabalho e em casa, são coisas que podem te deixar estressado (e muito). Parece algo um pouco óbvio? É, na verdade, é óbvio mesmo. E a realidade é que, independente da causa do seu estresse, isso pode afetar diretamente a sua saúde.
Não é difícil ouvirmos por aí pessoas falarem que estão passando por temporadas de estresse e, por isso, ficam doentes com mais facilidade ou que veem a sua imunidade não funcionar mais como antes. E realmente isso é algo real!
Estudos científicos apontam que o estresse crônico interfere diretamente na sua imunidade, o deixando mais vulnerável a ação dos microrganismos causadores de doenças. Surpreso? Essa é uma realidade, inclusive, compartilhada por muitos. Por isso, que tal entender como isso acontece e como evitar que sérios problemas cheguem até você? Acompanhe as próximas linhas.
Estresse: um grande sabotador da sua imunidade
Um estudo feito pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, apontou os efeitos que o estresse psicológico pode causar no organismo. Todos os testes e cenários consideraram a diferença interpessoal de cada pessoa e como resultado foi observado os componentes quantitativos e funcionais da imunidade celular alterados.
Situações pontuais de estresse proporcionam reações imediatas no corpo, liberando mais adrenalina (que provoca aceleração no coração) e cortisol (que eleva a pressão). Essa reação do corpo tem como objetivo nos deixar prontos para enfrentar ou fugir do perigo. Entretanto, quanto a mesma acontece repetidamente, o desgaste contínuo da imunidade acontece.
Isso porque uma das principais funções do cortisol é diminuir as inflamações, ou seja, regular o sistema imune para perigos à vista. A atitude age de maneira equilibrada no organismo quando se tem uma rotina normal, mas se a ação do cortisol é prolongada, o sistema imune é bloqueado, ficando vulnerável às infecções e doenças causadas por microrganismos.
Como afastar esse problema?
Falar “não seja estressado” é clichê e certamente o que você não está procurando, mas é algo essencial. Portanto, a melhor saída é procurar maneiras de aliviar as tensões, fugindo daquilo que geralmente te deixa estressado e buscando itens que possam lhe proporcionar mais qualidade de vida. Algumas sugestões, são:
- Alimente-se bem, evitando as comidas gordurosas (algo que vem sempre em mente quando estamos estressados) e procurando alimentos que contenham os nutrientes que seu corpo precisa para se manter forte e saudável;
- Pratique exercícios físicos, seja na academia ou em outras atividades que podem lhe permitir gastar energia extravasando o estresse;
- Procure praticar exercícios de respiração ou meditação, eles lhe ajudarão a ficar mais relaxado durante o dia;
- Consulte um médico regularmente, tanto na questão física quanto na questão psicológica. Inclusive, a terapia é uma ótima solução para manter-se calmo e relaxado;
- Por fim, mantenha suas vacinas em dia para afastar determinados microrganismos causadores de doenças e garantir que as chances de você ficar doente diminuam.
Enfim, siga essas dicas e lembre-se que o estresse só irá te fazer mal. Por isso, a mudança na rotina, bem como em suas demais atitudes para evitá-lo depende exclusivamente de você. Gostou do conteúdo? Compartilhe com outras pessoas!
Patrícia Ruiz – COREN- SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.

