Com a redução do intervalo da vacina contra Covid-19, estima-se que a proteção da população poderá ser concluída mais rápida e as variantes combatidas.
Depois de um final de ano agitado, repleto de aglomerações e viagens, e uma nova variante em vista, a redução do intervalo da vacina contra Covid-19 vem como uma forma mais rápida de imunização.
Especialmente em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde, seguindo as recomendações técnicas de Ministério da Saúde, autorizou no último da 21 de dezembro a redução do intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço contra a Covid-19. De cinco meses, como era anteriormente, agora a dose poderá ser tomada com um intervalo de quatro meses, para a população maior de 18 anos.
Por que a redução do intervalo da vacina?
A FMS apontou que a antecipação da aplicação visa fortalecer a resposta imune da população, considerando o avanço da nova variante do Coronavírus. Além disso, a antecipação é válida para toda a população que já conta com às duas doses. Entretanto, com exceção de gestante e puérperas que devem continuar com o intervalo de cinco meses.
Sobre a dose única, aqueles que receberam a vacina Janssem poderão buscar pela dose de reforço após dois meses da aplicação, com a mesma vacina.
Um dos maiores motivos para essa redução do intervalo da vacina é a tendência de queda da resposta imunológica contra o vírus. Assim, com uma dose extra, aplicada em um período de tempo mais curto, mas não tão drástico, alcançamos um cenário favorável para combater a nova variante e também a proliferação por conta das férias.
Três doses em menos de um ano
Muitas pessoas ainda estão com dúvidas sobre a aplicação da terceira dose, afinal, são três doses de vacina em menos de um ano. Entretanto, especialistas da área reforçam a segurança da vacina contra Covid-19, apresentando, inclusive, relatórios extremamente positivos contra a doença.
Estamos aprendendo o comportamento biológico do vírus, na prática. Por isso, é necessário tempo de observação, coleta de dados e análise destes. Conforme temos resultados em mãos, informações são fornecidas e podemos ver na prática o que está acontecendo.
Com mais uma dose de reforço, que em muitos países já foi aplicada, estamos observando que as complicações não são expressivas. Ou seja, menos mortes estão acontecendo, bem como menos internações. Sendo assim, buscar pela vacina é algo essencial e seguro, dentro do protocolo científico.
Você já tomou a terceira dose da vacina? Fique atento, pois a sua vez pode estar próxima. Não se esqueça que a vacinação é um ato de amor por você, pelos seus e por toda a população! Portanto, vacine-se!
Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.
FONTE
Redução do intervalo para dose de reforço da vacina contra Covid-19 é estratégica. CNN Brasil. Consultado em 10 de janeiro de 2022.