Vacina contra a gripe: ainda dá tempo de se vacinar?

Mais do que nunca, a vacina contra a gripe é uma peça fundamental para evitar que esta nova cepa se propague ainda mais por nosso país!

O Brasil está enfrentando um grande surto de gripe e o maior, e melhor jeito de combater essa cepa, é tomando a vacina contra a gripeA porcentagem de vacinação diminuiu drasticamente em 2021 tanto em adultos quanto em crianças. Inclusive, nas crianças, a atenção deve ser ainda maior, considerando que elas têm maior tempo de transmissão.

O aumento dos casos que estamos acompanhando é causado pela variante H3N2, uma nova modificação que, infelizmente, a vacina não garante proteção completa. Entretanto, mesmo assim, especialistas apontam a importância da imunização. Isso porque, a vacina é capaz de garantir uma resposta imunológica contra casos graves e mortes pela doença.

Sintomas da gripe

Os sintomas da gripe são extremamente semelhantes aos sentidos quando se contrai Covid-19. Febre alta, dores no corpo, moleza, coriza e tosse são alguns dos principais sintomas e se manifestam com maior intensidade em pessoas não vacinadas.

Por conta dos sintomas parecidos, especialistas apontam que é necessário uma maior testagem da população, principalmente agora que muitas pessoas viajaram e estão retornando para suas cidades. A indicação é que o tratamento seja feito nas primeiras 48 horas após a confirmação da doença, garantindo uma maior resposta para o mesmo.

Ainda dá tempo de se vacinar?

Mesmo que a campanha da vacina contra a gripe tenha sido de abril a julho de 2021, novas doses estão sendo encaminhadas para todos os estados. O objetivo é que aqueles que não se vacinaram, recebam a dose do imunizante quanto antes.

Desde o início dessa semana, o Butantan começou a trabalhar em uma nova vacina, capaz de deter de maneira efetiva essa nova variante. Entretanto, este não é motivo para aguardar a nova vacina, tendo em mente que a opção atual colabora diretamente para que casos mais graves possam ser evitados e para que o corpo crie anticorpos capazes de lutar contra infecções provocadas pela Influenza.

Vale destacar que a campanha contra Influenza no Brasil já conta com mais de 20 anos. Em todo esse tempo, já são raros os casos graves e de óbitos em grupos de risco. Por isso, vacinar-se e prevenir-se é algo essencial para que continuemos combatendo essa doença.

Além de vacina contra a gripe, como se proteger?

Ficou claro: a vacina é algo essencial neste período de surto da gripe. Entretanto, outras atitudes fazem a diferença para que o vírus seja combatido. Por isso, procure reforçar as medidas de proteção sempre que for sair de casa, usando máscara, passando álcool nas mãos e mantendo o distanciamento social.

Sabemos que em muitas cidades as restrições estão mais brandas, com bares abertos, baladas acontecendo, pessoas se reunindo. Entretanto, neste momento, evitar estes lugares faz toda a diferença!

Faça a sua parte e, caso ainda não tenha se vacinado, procure pela unidade Dr. Vacina mais próxima de você e garanta a sua dose do imunizante.

Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.

FONTE

Vá se vacinar mesmo que vacina da gripe não cubra cepa H3N2, diz especialista. CNN Brasil. Consultado em 06 de janeiro de 2022.

Leia Também:

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?

Verão em São Caetano: Dicas e Cuidados