Primeiro Caso de Monkeypox em Bragança

Em Bragança Paulista, agosto ficou marcado pelo registro do primeiro caso do vírus Monkeypox, ou varíola dos macacos. A Secretária de Saúde de Bragança Paulista anunciou o caso em 12 de agosto.

De acordo com o município, a paciente confirmada tem 25 anos e é uma mulher trans. A mesma apresentou os sintomas logo no início do mês de agosto, em outra cidade. Assim, logo buscou o sistema de saúde para coleta de material e notificação do caso.

Com a confirmação, a paciente foi orientada para o isolamento domiciliar. Entretanto, a crescente margem dos casos nos mostra um sinal de alerta sobre o vírus Monkeypox.

O que você precisa saber sobre a Monkeypox?

A varíola dos macacos é uma zoonese causada pelo vírus Monkeypox. Este vírus pertence à família Poxviridae, que também dá origem ao vírus da varíola e ao Vaccínia.

Existem duas cepas distintas da varíola do macaco: a da Bacia do Congo (África Central) e a da África Ocidental. Em comparação, as infecções humanas vindas da cepa da África Ocidental parecem causar sintomas menos graves se comparada a da Bacia do Congo.

Sua transmissão acontece pelo contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões na pele ou mucosa de animais infectados.

Entretanto, é possível acontecer a transmissão secundária, onde uma pessoa já infectada passa o vírus para outra através de secreções das vias respiratórias, lesões na pele ou objetos contaminados.

Ainda, a transmissão pode ocorrer por inoculação ou através da placenta. Além disso, até o momento, não existem evidências de transmissão por via sexual.

Falando sobre tratamento, ainda não existem tratamentos específicos para o vírus Monkeypox. Normalmente, os sintomas desaparecem de forma espontânea.

Contudo, a atenção clínica deve ser obtida para aliviar os sintomas e evitar complicações ou sequelas futuras. Assim, deve-se cuidar das erupções, deixando-as secar e protegendo a área. Evitar todas as feridas na boca ou nos olhos também é algo importante.

A importância da vacinação

Com estes novos casos é importante ter ainda mais claro como a vacinação é essencial. A varíola é uma doença que já ceifou a vida de mais de 500 milhões de pessoas antes de ser erradicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1980.

Inclusive, essa erradicação só foi possível graças aos esforços globais de vacinação. Praticamente toda a população foi vacinada na época.

É fato que ainda existem poucas informações acerca da duração da imunidade conferida pelas vacinas, considerando que o Monkeypox é um vírus diferente daquela época.

Entretanto, um estudo recente da The New England Journal of Medicine mostrou que a média de idade dos pacientes diagnosticados com Monkeypox era de 38 anos.

De qualquer forma, o Brasil já adquiriu 50 mil doses do imunizante contra a varíola dos macacos e tem trabalhado para criar uma vacina própria. Assim, é importante estar atento as campanhas de vacinação e buscar pelo imunizante.

Por falar nisso, você está com suas vacinas em dia? Garantir que todos os imunizantes estejam com a aplicação em dia faz toda a diferença para lhe proteger de eventuais doenças. Na Dr. Vacina Unidade São José dos Campos você garante as mais diversas doses para sua proteção. Entre em contato e saiba mais!

Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 na Dr. Vacina.

FONTE

Como saber se já tomei vacina de varíola? Ela funciona contra o vírus monkeypox? Saiba mais. R7. Consultado em 14 de setembro de 2022.