Prevenção de doenças de primavera em Curitiba

As doenças de primavera estão se aproximando e saber quais são elas é essencial para a prevenção.

A primavera está próxima de chegar, mas infelizmente ela não traz apenas flores consigo. Isso porque essa época do ano também pode trazer alguns problemas de saúde.

Mudanças de temperatura ocasionadas pela troca de estações, calor, tempo seco e incidência de queimadas, não passam despercebidas pelo nosso organismo. Assim, alguns sintomas são a queda na imunidade, sobretudo em idosos e crianças.

De fato, o clima tem um grande efeito sobre a saúde humana e, infelizmente, não podemos fazer muita coisa para evitar essas oscilações. Entretanto, algumas doenças ocasionadas principalmente na primavera podem ser evitadas com a vacinação em dia. Ficar atento aos sintomas das doenças de primavera é essencial para cuidar melhor da sua saúde.

Mas você sabe quais são essas doenças e quais delas podem ser evitadas com a vacinação? Vem com a gente para as próximas linhas e saiba mais!

Doenças alérgicas e respiratórias

Vamos começar com as doenças de primavera mais tradicionais, principalmente em Curitiba, onde o clima se modifica a cada instante. Conjuntivite, rinite e asma são as doenças mais comuns dessa época do ano. Em todos os casos, a busca por um profissional deve ser a melhor solução para manter a doença estável durante toda a estação.

Catapora está entre as doenças de primavera

Conhecida por apresentar pontinhos vermelhos por toda a pele, a catapora é uma doença viral e seus sintomas podem não ser tão intuitivos, por isso, toda atenção é necessária. Mal-estar, fadiga, febre, perda de apetite e as tradicionais manchas vermelhas são os principais sintomas.

A melhor maneira de manter a catapora longe é através da vacinação. Com a vacinação em dia, as chances de pegar a doença são muito mais baixas, principalmente para as crianças, que têm contato direto com outras crianças, muitas vezes não vacinadas.

Sarampo

O sarampo também é uma doença viral e, apesar de ser rara, pode ser evitada com a vacinação. Os casos costumam aparecer na primavera e apresenta sintomas, como febre, tosse, dores de garganta, coriza e manchas vermelhas na pele.

Com a vacinação correta, as chances de contrair a doença são menores e, caso contraia, as chances de alguma complicação são extremamente raras.

Caxumba e Rubéola também entram na lista de doenças de primavera

Seguindo o ritmo de doenças causadas por infecção viral, a caxumba é contraída através das glândulas salivares e pode proporcionar sintomas bastante intuitivos, como febre, fadiga, dor de cabeça, perda de apetite e glândulas salivares doloridas e inchadas.

Já a rubéola afeta principalmente jovens crianças, transmitida pela saliva, ar ou muco infectado. Seus sintomas principais são febre e dor de cabeça constantes, que podem durar até três semanas. Ou seja, uma doença de primavera que precisa de atenção.

A melhor maneira de prevenir ambas as doenças é através da vacinação. Inclusive, aqui na Dr. Vacina, você encontra uma única vacina capaz de proteger contra sarampo, caxumba e rubéola, afastando consideravelmente as chances das doenças e tornando rara as chances de agravamento das mesmas.

Enfim, estas são as principais doenças de primavera, por isso, anote cada uma delas e preste atenção aos sintomas. Quer saber mais sobre a vacina que protege contra sarampo, caxumba e rubéola? Clique aqui.

Patrícia Ruiz – COREN- SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.