O que fazer quando se perde o cartão de vacinação?

Assim como os demais documentos, o cuidado com o cartão de vacinação é essencial. Mas em caso de perda, o que se deve fazer?

Com as coisas voltando ao normal, muitas pessoas tem lembrado do seu cartão de vacinação. O documento pessoal, essencial em toda vacinação, conta com todas as informações relacionadas a imunização de uma pessoa, de recém-nascido até a melhor idade.

Mas mediante a tamanha importância, o que fazer em caso de perda? É possível conseguir uma segunda via? Nas próximas linhas vamos falar mais sobre o assunto e tirar todas as suas dúvidas. Vamos lá?

Qual a função do cartão de vacinação?

O cartão de vacinação tem como objetivo registrar as doses de vacinas recebidas pelo cidadão durante a vida. Com ele em mãos, é possível comprovar quais vacinas foram tomadas e também registrar doses futuras.

O cartão é fornecido pelo serviço que realiza a vacinação, seja ele público ou privado. A legislação impõe termos de obrigatoriedade de registro, com número de lote, data de aplicação e assinatura de quem executou a vacinação.

Com o cartão em mãos é possível manter o histórico vacinal em dia, não deixando de tomar nenhuma dose essencial.

O que fazer em caso de perda?

A recomendação do Ministério da Saúde é que, ao perceber que perdeu o cartão de vacina, o cidadão procure pelo posto de saúde ou clínica onde habitualmente recebe as doses, a fim de resgatar o histórico de vacinação e fazer uma segunda via do documento.

Dependendo do local, devido à informatização do sistema público, pode se ter certa dificuldade para encontrar os primeiros registros. Então, caso não seja possível recuperar esse histórico, um novo esquema vacinal poderá ser iniciado.

Para isso, o profissional de saúde irá avaliar o paciente considerando a sua faixa etária e as vacinas recomendadas para a sua idade. Assim, procederá com a vacinação e agendamento de possíveis doses subsequentes.

Em caso de mudança de endereço e perda do comprovante vacinal, será preciso fazer uma busca no sistema, buscando por registros de vacina feitos no cadastro do indivíduo em outros estabelecimentos de saúde.

É realmente necessário tomar todas as vacinas em caso de perda do cartão de vacina?

Sim, pois para o PNI é considerado vacinado apenas o cidadão que comprova a sua vacinação. Mas, antes de iniciar um novo esquema vacinal, o indivíduo poderá buscar formas de resgatar doses aplicadas, como citamos anteriormente. As novas vacinas serão feitas apenas se nada for encontrado.

Vale destacar que as vacinas a serem feitas serão apenas considerando a idade. Ou seja, se estamos falando de uma pessoa adulta, ela apenas irá receber as doses para este público e não as doses recomendadas para crianças, por exemplo.

Enfim, guardar em um lugar apropriado a caderneta e checar regularmente as datas é algo essencial, afinal, a imunização é a melhor maneira de proteção contra diversas doenças. Ainda ficou com dúvidas sobre o assunto? Procure pela unidade Dr. Vacina mais próxima, estamos a postos para te atender!

Patrícia Ruiz – COREN- SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.

FONTE

Carteira de vacinação: e se eu perdi? Dá para tirar 2ª via? É essencial? UOL. Consultado em 07 de dezembro de 2021.

Leia Também:

Quais as vacinas mais importantes para um bebê?

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?