No ano de 2016, as primeiras doses da vacina Meningo B chegaram às clínicas brasileiras com o intuito de agir contra a meningite tipo B. A doença bacteriana provoca a inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.
Mesmo com essa condição sendo considerada grave pelo Ministério de Saúde, até aquele ano, não havia nenhum tipo de imunização contra ela no país. Hoje, no Brasil, a doença é considerada endêmica, o que significa que novos casos são esperados ao longo de todo o ano.
Recentemente, foram contabilizados 42 casos de meningite tipo B e, infelizmente, 3 óbitos devido à doença no Município de São José dos Campos, interior de São Paulo. A onda de contágios na cidade reacendeu o debate sobre a importância das vacinas e de informar a população sobre outras formas de prevenção da meningite.
Para tornar mais claro o assunto, nós, da Dr. Vacina, preparamos este artigo que explicará melhor o que é a meningite B e suas formas de transmissão, também como se prevenir e como evitar ondas de contágio como a de São José dos Campos. Boa leitura!
O que é Meningite B e quais as formas de transmissão?
Prevenida pela vacina meningo B, a meningite B é uma doença caracterizada pela inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro, como já adiantamos acima.
Causada, principalmente, por bactérias ou vírus, a meningite pode atingir pessoas de qualquer idade, mas as crianças menores de 5 anos são mais atingidas. Por isso, a atenção precisa ser redobrada com esse grupo.
Agora, atenção! A doença pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador assintomático da bactéria através da:
- Fala;
- Tosse;
- Espirros;
- Beijos.
As crianças de 6 meses a 1 ano são as mais vulneráveis ao meningococo, porque geralmente ainda não desenvolveram anticorpos para combater a doença.
É importante salientar que qualquer caso de meningite precisa ser comunicado às autoridades sanitárias, para impedir os contágios massivos.
Como se prevenir da meningite B?
É importante manter a higiene e evitar aglomerações, mas a vacina é a única medida 100% eficaz para prevenir a doença, sendo indicada a partir dos 2 meses de vida até 50 anos.
Vale lembrar que todas essas doses contra a meningite estão disponíveis nas várias unidades da Dr. Vacina, onde você encontra o melhor atendimento e confiabilidade.
Todavia, além da vacina, alguns cuidados básicos podem intensificar os cuidados com a saúde e auxiliar na prevenção da doença, como:
- lavar as mãos com frequência;
- usar álcool;
- evitar ficar exposto em aglomerações;
- não compartilhar fluídos corporais com outro doente;
- utilizar, sempre que possível, máscara em público.
A meningite, como você notou, é uma “preocupação controlada” que depende de todos para manter esse título. Com os casos divulgados ao público, temos que o objetivo é sempre manter a calma e aprender o que fazer em situações como esta.
É exatamente por isso que nós, da Dr. Vacina, estamos aqui! Para levar conhecimento e te mostrar como se proteger e proteger sua família.
Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 na Dr. Vacina.