Crianças de 5 a 11 anos poderão ser vacinadas contra Covid-19 em Itu e demais municípios de SP

Depois de muitos debates, as crianças poderão de 5 a 11 anos poderão ser vacinadas contra Covid-19. Sem dúvidas, um marco extremamente importante.

Chegou a hora das crianças também serem vacinadas contra Covid-19! A Anvisa aprovou em dezembro a aplicação da vacina Pfizer em crianças entre 5 e 11 anos, um dos públicos mais afetados com essa nova cepa.

A aprovação traz um ar de otimismo a todos, sobretudo a população de Itu. Vale destacar que a aprovação se baseia em evidências científicas, nas quais mostram que o esquema de duas doses em crianças de 5 a 11 anos pode ser eficaz na prevenção de estágios graves e fatais da Covid-19.

Crianças vacinadas contra Covid-19 = proteção para todos

O estado de São Paulo fez um comunicado no último dia 4 de janeiro, informando que pretende vacinar as crianças de 5 a 11 anos nas escolas, algo semelhante ao que foi feito na vacinação dos adolescentes. O governo do estado também apontou que a vacinação não será obrigatória para esta faixa etária, mas os pais que optarem pela imunização de seus pequenos, poderão se dirigir até uma unidade de educação.

Inclusive, segundo informações, as escolas estaduais de SP passarão a solicitar a carteira de vacinação contra a Covid-19 para todos os estudantes a partir de 5 anos. Entretanto, o acesso às aulas não será proibido, caso o documento não seja apresentado.

Doses especificas serão aplicadas

A Pfizer, laboratório autorizado para aplicação das vacinas em crianças, informou que está em contato com o Ministério da Saúde e pretende disponibilizar as doses do imunizante para as crianças ainda em janeiro. Entretanto, o governo federal ainda não deu seu parecer sobre quando a vacinação deste grupo será iniciada.

Vale destacar que as vacinas para crianças até 11 anos são diferentes para o restante da população acima de 12 anos. Com base em estudos minuciosos, serão aplicadas 10 microgramas de vacina, uma quantidade inferior à aplicação de adultos. Além disso, os estudos observaram uma proteção muito satisfatória contra a variante Delta.

Explicando melhor, as doses para crianças equivalem a um terço das doses normais. Além disso, por se tratar de uma formulação pediátrica, todo o composto é diferente. Por isso, não se pode aplicar a mesma de um adulto em uma criança.

Enfim, para os pais que levarão os seus filhos para imunização, a maioria dos municípios de São Paulo já estão fazendo o pré-cadastro para vacinação. Como citamos anteriormente, ainda não existe um dia específico para início, mas garantir o nome na fila faz toda a diferença.

Leve seu pequeno para se vacinar! A vacinação é um ato de amor e proteção, por isso, não a deixe de lado.

Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.

FONTE

Anvisa autoriza vacina da Pfizer contra covid-19 em crianças. Jornal de Itu. Consultado em 13 de janeiro de 2022.

Leia Também:

Quais as vacinas mais importantes para um bebê?

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?