As temperaturas começaram a cair e as gripes e resfriados começaram a aparecer. Você sabe como se prevenir contra essas doenças respiratórias? Venha saber mais!
As doenças respiratórias começam a dar as caras assim que as temperaturas começam a ficar mais frias, já que os vírus se espalham mais facilmente no inverno.
Os vírus – incluindo o rinovírus, do resfriado, e o influenza, da gripe – permanecem infecciosos por mais tempo e se replicam mais rapidamente em temperaturas mais frias e secas, segundo matéria da CNN Brasil.
Além disso, inalar o ar frio pode afetar a sua resposta imunológica no trato respiratório, tornando ainda mais fácil a propagação de vírus da gripe e resfriados!
Mas, antes de te ensinarmos as formas de se prevenir contra as gripes e feriados no inverno, temos uma pergunta… Você sabe a diferença entre gripe e resfriado?
A diferença entre gripes e resfriados
A gripe é causada pelo vírus da Influenza (tanto a Influenza A quanto a Influenza B), com sinais repentinos, como febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo, tosse, congestão nasal, espirros e cansaço.
Os resultados são mais aparentes entre o primeiro e quarto dia, período em que começam a cessar os sintomas corporais e aumentar os sistemas respiratórios.
Já o resfriado é causado, na maioria das vezes, pelo rinovírus. Causa coceira no nariz e irritação na garganta. Além disso, também apresenta congestão nasal, porém sem febre alta.
Agora que você já sabe a diferença entre essas doenças respiratórias, vamos aos cuidados e prevenção?
O que fazer para evitar gripes e resfriados?
Cuide de sua alimentação e do seu corpo
Cuidar bem da sua alimentação e manter uma dieta balanceada é muito importante para evitar que o seu corpo adoeça.
Uma dieta balanceada ajuda a manter o sistema imunológico forte. Por isso, procure alimentos que sejam ricos em vitaminas que ajudam a aumentar a sua imunidade.
Além disso, beber água e se manter hidratado é também muito importante para manter um estilo de vida saudável. Em média 2L de água por dia são indicados para manter o seu organismo hidratado.
Também nunca se esqueça de manter a sua rotina de exercícios físicos, que tendem a cair no inverno. Com as atividades físicas, você põe o seu corpo em movimento e também pode aproveitar para tomar um sol e aumentar a sua vitamina D!
Seguindo protocolos sanitários, você evita gripes e resfriados
Sim, lavar as mãos com frequência, utilizar álcool em gel, evitar tocar o rosto com as mãos sujas são regras importantes para cuidar bem da sua saúde e evitar o contágio dos vírus respiratórios que circulam no inverno.
Além disso, aos primeiros sintomas de gripes ou resfriados, espirre ou tussa cobrindo a boca com os braços, para evitar a proliferação de vírus para as demais pessoas.
Tome a vacina da gripe
Outra opção muito importante para a prevenção da gripe é tomar a vacina. Seja no Sistema Único de Saúde (SUS), se você se enquadrar nas exigências do ministério da saúde, ou no sistema particular!
Não deixe de tomar a sua vacina contra a gripe e resfriado. Existem diversas opções e a vacina quadrivalente, mais utilizada no sistema particular, que protege contra os vírus da Influenza A (incluindo H1N1 e H3N2) e outros 2 tipos de Influenza B que estejam circulando em massa neste ano.
Inclusive, você pode contar conosco do Dr. Vacina para garantir a sua vacina da gripe! Venha nos visitar ou agende a sua dose a domicílio, mas não esqueça: a vacinação pode salvar vidas.
Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.
Fonte:
Por que é mais fácil pegar um resfriado ou gripe durante o inverno? CNN Brasil Saúde. Acesso em 03 de maio de 2022.