Vai viajar e levar seu bebê na praia? Com o verão chegando, tudo o que se pensa é em pé na areia, água de coco e banho de mar. Entretanto, quando o assunto é levar bebês na praia, é preciso ter uma atenção especial em diversos quesitos.
A pele frágil e fina dos pequenos não suporta a mesma exposição ao sol que nós adultos. Além disso, eles podem se desidratar facilmente, o que gera certa preocupação.
Mas, calma, não estamos falando que bebês não podem ir à praia. A verdade é que com alguns cuidados e precauções toda a família pode aproveitar a praia e a estação! Portanto, continue lendo as próximas linhas e saiba como cuidar do bebê na praia!
A partir de que idade pode-se levar o bebê na praia?
Não existe uma idade fixa considerada pelos pediatras. Muitos recomendam que a ida ocorra apenas após o primeiro ano de idade, enquanto outros falam que a partir dos 6 meses, quando alguns filtros solares já são permitidos, a ida já é possível.
De qualquer forma, é importante ter em mente que os bebês precisam de sombra, ou seja, não podem tomar sol diretamente. E o banho de mar? Os pediatras liberam o banho de mar a partir de 1 ano, mas em águas próprias para isso. Ou seja, em praias de águas limpas.
Quais cuidados se deve ter com o bebê na praia?
Roupas leves e chapéus
Como citado anteriormente, os bebês não podem tomar sol diretamente. Por isso, usar roupas leves de algodão e claras são grandes opções para minimizar os efeitos do sol. Inclusive, optar por modelos já com proteção solar é um grande diferencial.
Atenção, pois proteção não ocorre por vestir roupas pesadas, sintéticas ou muito fechadas. Ao contrário, isso só gera mais chances de assadura. Além disso, não se esqueça de um bom chapéu para o pequeno.
Passe protetor solar
As roupas são grandes aliadas, mas o protetor solar é indispensável. É importante se atentar aos protetores específicos para bebês que tenham, no mínimo, FPS 30. O produto deve ser espalhado por todo o corpo, inclusive na região das orelhas, que queimam facilmente.
Vale destacar que o protetor solar só deve ser passado a partir de 6 meses, afinal, os bebês apresentam uma pele extremamente sensível.
Escolha os locais adequados na areia
Sombra sempre! A criança deve ficar a todo tempo embaixo do guarda-sol e mais próxima da parte úmida da área. Isso porque, na parte seca, é possível que haja uma maior concentração de fezes de animais e micro-organismos causadores de bichos geográficos.
Ao final do passeio, é importante retirar todo o excesso de areia, evitando problemas na pele do pequeno. O talco é um grande aliado nesta missão.
Atenção a higienização
Os pais devem prestar atenção ao tempo em que o bebê permanece com a mesma peça de roupa, principalmente após o contato com a areia ou água salgada. A pele pode ficar irritada e acontecer inflamações, como a foliculite.
Cuidados com a alimentação
Por fim, não se pode esquecer de garantir um bom lanche para o pequeno. Como bem se sabe, os bebês podem desidratar mais rápido, o que exige uma maior atenção. Por isso, frutas ricas em água, um reforço de leite e até mesmo a própria água são itens indispensáveis.
Além disso, vale levar outros alimentos na bolsa, evitando o risco de intoxicação alimentar. Para isso, procure armazenar e conservar os alimentos adequadamente.
Enfim, seja você morador do Rio de Janeiro ou pessoa que irá viajar para uma praia, fique atento para garantir bons momentos em família cuidando da saúde de todos. Aliás, falando em cuidados, que tal conferir algumas dicas para aproveitar melhor o verão? Confira nossos demais artigos!
Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.
FONTE
Bebê na praia: os principais cuidados. BabyHome. Consultado em 30 de novembro de 2022.