Caxias do Sul: História e População

Não tem como falar sobre a Serra Gaúcha e não lembrarmos de Caxias do SulFazendo parte da lista de cidades mais desenvolvidas do Rio Grande do Sul, o município chama a atenção por sua história e seus pontos turísticos naturais, urbanos e agrícolas.

Então, que tal conhecer mais sobre a história da cidade, curiosidades e sua população? Continue a leitura e se encante por Caxias do Sul!

A história de Caxias do Sul

Em seus primórdios, a cidade era chamada e Campo dos Bugres. O nome foi dado, pois muitos índios vivam na região e, eventualmente, tropeiros percorriam essas terras.

Posteriormente, com a chegada dos italianos em 1876, os rumos mudaram e a região passou a ser considerada o centro agrícola da Serra Gaúcha.

Então, em 1890, o município emancipou-se de São Sebastião do Caí. Anos depois, em 1944, sua denominação atual foi decretada e, finalmente, passamos a ter no mapa o nome de Caxias do Sul. A denominação foi uma grande homenagem ao Duque de Caxias.

Atualmente, Caxias do Sul é a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul no que se refere a desenvolvimento. Inclusive, graças ao número de empresas instaladas, a cidade é considerada o maior polo metalmecânico do RS e um dos maiores do país.

Ótima educação, contato com a natureza e a tradicional Festa da Uva

Falar sobre Caxias do Sul e não citar sua educação, contato com a natureza e a tradicional Festa da Uva é praticamente impossível!

Caxias do Sul é referência no quesito educação. O município abriga a Universidade de Caxias do Sul (UCS), uma das instituições mais bem conceituadas e procuradas do estado. Além disso, ótimas opções de escolas públicas e privadas são encontradas na cidade.

Falando sobre a natureza, Caxias é bastante arborizada. Ruas e praças são pontos de destaque, além dos incríveis parques presentes na cidade, como o Parque Municipal Mato Sartori e o Parque Lagoa Rizzo.

Por fim, a cidade abriga a nacionalmente conhecida Festa da Uva. O evento reúne milhares de pessoas e acontece a cada dois anos, desde 1931. A festança tem como objetivo promover a exposição das uvas e a troca de experiências entre produtores.

A saúde de Caxias do Sul

No quesito saúde, Caxias do Sul também tem grande destaque. A cidade conta com 48 Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de UPAs e grandes hospitais. O Hospital Pompéia foi considerado a melhor instituição de Saúde da Serra Gaúcha no ano passado. O mesmo ainda ficou em segundo lugar como melhor estabelecimento de saúde do país.

Além disso, o Hospital Unimed de Caxias do Sul e o Hospital Geral (HG) também são destaque ao nível nacional.

A cidade ainda conta com uma unidade Dr. Vacina. Especialista na área, a unidade Dr. Vacina Caxias do Sul se destaca no quesito atendimento e portfólio de vacinas.

Enfim, gostou de conhecer mais sobre a cidade? Caxias do Sul, sem dúvidas, é um município que vale a pena conhecer e uma grande opção para quem deseja morar na Serra Gaúcha. Quer saber mais sobre outras cidades em que contamos com clínicas de vacinação?Acesse nosso site!

Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 na Dr. Vacina.

FONTE

Caxias do Sul: desenvolvimento, cultura italiana e muita uva. Crédito Real. Consultado em 08 de setembro de 2022.

Leia Também:

Quais as vacinas mais importantes para um bebê?

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?